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Como recuperar carrinhos abandonados? – O que leva o consumidor a abandonar uma compra? Quais estratégias e ferramentas podem evitar este comportamento e recuperar os carrinhos abandonados? Confira tudo neste artigo!
Se você já possui um e-commerce, notou algo que é muito comum em compras online: a alta taxa de abandono de carrinho. Segundo a revista Exame, a média de carrinhos abandonados no Brasil é de até 82%, variando de acordo com o mercado.
São várias as razões pelas quais o consumidor tem esse comportamento, e também são várias as soluções. Continue lendo este artigo para ficar por dentro de todas elas e aplicar na sua loja.
O que causa o abandono de carrinho?
Diversos motivos causam a elevação da taxa de abandono de carrinho no e-commerce. Para pensar em estratégias, é essencial primeiramente identificar estes motivos, que levam o consumidor a não finalizar a compra.
Dentre estas causas, podemos destacar as principais como sendo:
- Pesquisa do cliente
- Indecisão do cliente
- Surpresa negativa
- Dificuldade no cadastro
- Falhas técnicas
Pesquisa do cliente
A primeira razão fica muito simples de entender quando relacionamos com lojas físicas. É muito comum que o consumidor entre em várias lojas e faça uma pesquisa de preços antes de se decidir por comprar.
O mesmo acontece no e-commerce. O cliente entra no site, escolhe o produto, adiciona ao carrinho, verifica as formas de pagamento, prazo de entrega, valor do frete etc. Depois disso, ele entra em outra loja para fazer o mesmo processo, até que sua pesquisa esteja completa e ele possa finalmente finalizar sua compra.
Indecisão do cliente
Se a primeira explicação é uma pesquisa inteligente do cliente, aqui já é na verdade uma indecisão dele. Este consumidor não tem certeza se realmente quer comprar este produto e por isso costuma o adicionar no carrinho algumas vezes antes de finalizar a compra.
Surpresa negativa
Você já entrou em algum site pois havia sido impactado por um anúncio de promoção que chamou sua atenção, mas no momento de finalizar a compra, viu que a promoção não estava sendo aplicada? Que sentimento de decepção isto causa no consumidor.
Se seu cliente tiver uma surpresa negativa, diferente da que foi mostrada a ele, na maioria das vezes ele não irá finalizar a compra por se sentir enganado. Isto vale para promoções de desconto, cupons, frete grátis, brindes etc.
Dificuldade no cadastro
Sua checkout precisa ser simples e intuitiva para o cliente, principalmente na área de cadastro. Pedir informações excessivas, que demoram demais para serem preenchidas ou que o cliente não sabe de cabeça, pode resultar no abandono do carrinho.
Falhas técnicas
Outro motivo que também justifica o abandono de carrinho, são possíveis falhas técnicas, que podem vir da sua plataforma, de instabilidades em seu gateway de pagamento, transportadora etc.
Estas podem impedir que o cliente consiga finalizar a compra ou até mesmo causar a surpresa negativa mencionada anteriormente.
O que fazer?
Agora que temos todas estas informações nas mãos, fica mais fácil de pensar em estratégias para contornar a situação.
Existem medidas que podem ser tomadas tanto para evitar o abandono de carrinho, quanto para recuperar aqueles que foram abandonados, tornando assim, a estratégia completa.
Como reduzir os carrinhos abandonados?
Para reduzir o abandono de carrinho da sua loja, algumas ações podem ser adotadas no próprio site. Estas providências ajudarão a diminuir a taxa de abandono do seu e-commerce. Falaremos a respeito de:
- Frete
- Checkout
- Formas de pagamento
1 – Frete
O Frete é um fator determinante na finalização ou não de uma compra, por isso podemos pensar em algumas atitudes em relação a ele.
Você pode oferecer Frete Grátis para o cliente, como um incentivo para que ele finalize a compra. Neste artigo falamos tudo que se deve levar em consideração antes de oferecê-lo.
Se não for possível, disponibilize sempre um frete com valor justo e procure mais opções de transportadoras, com diferentes preços e prazos de entrega, para que o cliente tenha mais escolhas e não fique limitado.
Conheça as transportadoras que fazem integração com a Irroba.
2 – Checkout
É fundamental que seu site tenha uma checkout simples e intuitiva, de forma que o consumidor não tenha dificuldade em fazer seu cadastro, escolher o frete, forma de pagamento, adicionar cupons e finalizar a compra.
Isto irá melhorar a experiência do consumidor e tornar a compra bem mais fácil, evitando desistências.
Se sua plataforma não te oferece isso atualmente, conheça os planos da Irroba.
3 – Formas de pagamento
Assim como é importante oferecer diferentes tipos de frete, também o é quando o assunto é forma de pagamento. Quanto mais formas de pagamento você oferecer, melhor será para que o cliente finalize a compra.
Como recuperar carrinhos abandonados?
Depois de aplicar as dicas anteriores, a taxa de carrinhos abandonados vai diminuir em seu site, mas não vai desaparecer completamente. Como vimos no começo deste artigo, o consumidor muitas vezes não finaliza a compra por indecisão.
É aqui que entram as ferramentas de recuperação de carrinhos abandonados, que vão lhe ajudar a transforma-los em conversões.
Continue lendo para causar uma verdadeira transformação em seus resultados!
1 – Cartstack
A Cartstack é uma ferramenta de recuperação de carrinhos muito eficaz. Ela promete recuperar no mínimo 15% de seus carrinhos abandonados, por meio do envio de e-mails personalizados em tempo real, para clientes que ainda estão interessados na compra.
Para ajudá-lo nesta missão, ela disponibiliza diversos recursos em sua plataforma, como: recuperação automatizada, e-mails personalizados, testes A/B, relatórios detalhados, perspectivas de anúncio em tempo real etc.
2 – Shopback
A Shopback é uma ferramenta que se utiliza de tecnologia Big Data e personalização para reter, reengajar e recapturar, ao aprender sobre os interesses de seus visitantes e incentivar o comportamento dos mesmos.
Tudo isso e feito por meio de E-mail Retargeting, recomendação de produtos, overlays mostrados no abandono de pesquisa, Facebook conect e outras soluções.
3 – Criteo
Esta ferramenta poderosa reconhece o comportamento do consumidor, analisa os produtos vistos, interações e outros sites visitados. Ela integra identidade, interesses e mensuração, oferecendo relatórios em tempo real.
A Criteo é indicada para lojas que já possuam a partir de 30 mil visitantes mensais em seu site.
4 – Remarketing no Facebook e no Google
Campanhas de remarketing no Facebook e no Google trazem muitos resultados positivos na recuperação de carrinho abandonados.
Converta estes clientes ao impacta-los com anúncios que exibem produto que os mesmos adicionaram ao carrinho e outros similares.
Como criar públicos de remarketing?
Como criar campanhas de remarketing?
Compreendemos os motivos que levam o consumidor a abandonar o carrinho, as estratégias para evitar este comportamento e também conhecemos ferramentas para recuperar os carrinhos abandonados. Com todas estas informações é hora de compor um plano de ação!
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