Inbound MarketingMarketing

Ainda vale à pena fazer e-mail marketing em 2024?

Ainda vale à pena fazer e-mail marketing em 2024? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre os iniciantes no e-commerce e marketing digital, e este post tem o objetivo de esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.

Vamos direto ao ponto, sim, ainda vale a pena fazer e-mail marketing em 2024, porém para que ele seja eficiente é preciso adotar algumas estratégias e ter certos cuidados.

 

Fique atento às configurações de DNS

Toda ferramenta de e-mail marketing vai exigir que sejam realizadas algumas autenticações e configurações no DNS do seu domínio, e dentre elas há duas que exigem maior atenção que é o SPF, e DMARC, que são uma espécie de protocolo para verificar a integridade do domínio.

Neste post não vamos entrar à fundo nestes detalhes muito técnicos, o que queremos enfatizar é que você só deve disparar e-mails quando estas configurações estiverem 100% corretas.

 

Jamais compre listas de e-mails

Em pleno 2024 isso não deveria nem ser falado mais, mas sempre é bom nos precavermos, comprar listas de e-mail além de ser anti-ético, é crime.

Leis como a LGPD e GDPR abominam ações como esssas, e podem gerar multas milionárias para quem realiza esse tipo de ação, e outro motivo pelo qual você não deveria comprar listas, é que elas não geram resultados.

Para ficar mais simples, comprar listas de e-mails é a mesma coisa que comprar seguidores fake no Instagram, são só um número que não gera nada de receita para a empresa.

 

Mantenha constância nos envios

Enviar 1 e-mail marketing a cada 6 meses é a mesma coisa que nada, o e-mail é um canal muito mais de relacionamento e nutrição do que vendas diretas.

Mesmo em 2024 com um consumo frenético de conteúdo nas redes sociais, o e-mail ainda continua sendo um ótimo canal para divulgar lançamentos, ofertar outros produtos, compartilhar novidades sobre a empresa, bastidores e etc.

Não fique 100% do tempo enviando e-mails panfleteiros que só empurram produtos, utilize este canal para criar uma conexão do cliente com a marca.

Se a sua empresa envia e-mails toda semana para seus clientes, e os cative para abrirem e consumirem o conteúdo, com certeza na próxima compra o cliente estará muito mais disposto à comprar da sua marca do que de seu concorrente.

 

Personalize o máximo possível

O quão mais personalizado for o e-mail marketing, mais ele tende à gerar conversão, as ferramentas se modernizaram muito, e as possibilidades de automação e personalização vão muito além de incluir o nome do cliente no e-mail, então extraia o máximo que as ferramentas podem lhe oferecer.

 

Automatize as réguas de relacionamento

Aqui em nosso blog já publicamos um post apenas sobre este assunto, confira ele clicando aqui.

 

Agora que você já sabe que vale à pena fazer e-mail marketing, e ao que deve se atentar, comece já a adotar essa estratégia em seu e-commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *