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10 dicas para Criar uma Loja Virtual de Sucesso

Você sonha em ter uma loja virtual de sucesso? Com a crescente tendência das compras online, esse é um objetivo que muitos empreendedores têm em mente. No entanto, construir uma loja virtual bem-sucedida requer planejamento, estratégia e dedicação. Para ajudá-lo nesse caminho, compilamos 10 dicas essenciais que te ajudarão na criação do seu e-commerce.

 

1. Escolha um segmento

O primeiro passo para começar a vender é escolher um segmento, de preferência um que você goste, ou que pelo menos entenda, afinal, vender um produto que você não conhece somente vai dificultar as coisas.

Mas além de escolher um segmento, é necessário pesquisar se há demanda para ele, quais são os concorrentes, e como você pode se diferenciar.

Para estas pesquisas de mercado, é possível utilizar várias ferramentas, como o Google Trends, Google Ads, ou Sem Rush para se identificar o volume de pesquisas e nível de concorrência.

 

2. Invista no design da sua marca

A primeira impressão é crucial. Um design atraente e profissional é fundamental para conquistar a confiança dos visitantes.

Lembre-se, a percepção de valor pode ser mais importante até que o próprio valor do seu produto, pois é através da percepção que as pessoas decidem se irão comprar.

Pensando nisso, crie uma identidade de marca e um layout para a sua loja virtual que transmitam uma alta percepção de valor.

 

3. Escolha uma plataforma de e-commerce

A base para a geração de vendas e gestão do seu negócio será a plataforma de e-commerce, pois é através dela que seu estoque será gerenciado, os pedidos serão processados, e por ela é que seu cliente terá todo contato com a marca.

Considerando o peso que a plataforma de e-commerce terá no sucesso da sua loja virtual, e indicado que você busque por uma solução robusta que irá atender as suas necessidades do ínicio até o momento em que atingir a escala das suas vendas.

Uma sugestão de plataforma que oferece tudo o que um e-commerce precisa é a Irroba E-commerce, que já possui mais de 25 anos de mercado, e conta com mais de 135 integrações para oferecer todas as soluções em um único local.

 

4. Otimize para dispositivos móveis

Atualmente, 96% do tráfego da internet já é realizado via dispositivos móveis, então é praticamente uma obrigação oferecer uma ótima experiência de navegação para a versão mobile, afinal, se o seu cliente não conseguir navegar ele não vai comprar.

 

5. Invista em boas imagens e descrições de produtos

Talvez este seja um dos pontos mais negligenciados nos e-commerces e sites de vendas, as fotos e descrições são os grandes fatores de decisão de compra para um consumidor na internet, afinal, ele não pode tocar no produto quando está comprando online.

Toda a experiência sensorial, e a percepção de valor sobre a marca ou o  produto estão diretamente relacionadas com a qualidade da foto, e com os argumentos da descrição.

Lembre-se, descrição não é apenas uma ficha técnica, ela é o seu vendedor, então invista no melhor vendedor.

 

6. Simplifique o processo de compra

O checkout do seu e-commerce deve oferecer uma experiência de compra amigável, rápida e fluída, a cada novo campo que é adicionado no checkout, é mais um muro que é criado até a realização da venda, e seu cliente não estará disposto à percorrer uma maratona pelo produto.

Então lembre-se, vá o mais direto ao ponto possível, e exija apenas o mínimo necessário para enviar o pedido no cadastro.

Login com redes sociais como o Google e Facebook podem ser grandes aliados na experiência de compra.

 

7. Crie conteúdo relevante e útil

A melhor maneira de vender é não vendendo. Mas como assim?

Quando a loja cria conteúdo demonstrando como se usa o produto, de quais resultados ele gera, ou de como ele pode resolver os problemas do seu cliente, simplemente a própria demonstração em si vende mais do que anúncios que ficam tentando empurrar a venda.

Se você ainda não produz conteúdo sobre os seus produtos, comece a planejar uma linha editorial para divulgá-los de uma maneira natural e atraente.

 

8. Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Anote essa frase: “Bom atendimento não é diferencial, é obrigação!”, sim, é isso mesmo, oferecer um bom atendimento faz parte da sua obrigação, afinal, os consumidor se cansaram de experiências ruins.

Mas o seu atendimento não deve ter qualidade apenas para responder rápido, ou resolver os problemas, ele deve ser treinado o suficiente para quebrar objeções e realizar vendas.

Afinal, toda dúvida é uma oportunidade de venda.

 

9. Implemente estratégias de marketing eficazes

Promova sua loja virtual através de estratégias de marketing digital, como SEO, mídia social, e-mail marketing e anúncios online. Conheça seu público-alvo e direcione suas campanhas de forma eficiente.

Neste blog preparamos diversos conteúdos sobre marketing e estratégias que você pode conferir clicando aqui.

 

10. Meça e ajuste constantemente

Acompanhe as métricas de desempenho, como taxas de conversão, tráfego e vendas. Use essas informações para ajustar sua estratégia conforme necessário. O sucesso de uma loja virtual não é estático; é um processo melhoria contínua.

 

Lembre-se de que criar uma loja virtual de sucesso exige tempo e esforço. Siga essas 10 dicas e esteja disposto a aprender com seus erros. Com dedicação e determinação, você pode construir uma loja virtual de sucesso!

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