AdministraçãoGestãoPlanejamentoPlataforma

Como escolher a Plataforma de E-commerce ideal para o seu negócio?

Escolher a plataforma de e-commerce certa é uma das decisões mais cruciais que você tomará quando está criando uma loja virtual. A plataforma terá um impacto direto no desempenho, na escalabilidade e na experiência do cliente. Portanto, é vital fazer uma boa escolha.

Neste artigo, exploraremos os principais fatores a serem considerados ao escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio.

 

1. Entenda Suas Necessidades e Objetivos

O primeiro passo é entender as necessidades específicas do seu negócio. Se você possui particularidades muito específicas, verifique se a plataforma atende as mesmas, como é o caso de produtos personalizados, ferramentas e etc.

Além disso, avalie se a plataforma estará alinhada com o modelo de gestão operacional que você está planejando implantar, pois criar gargalos na operação pode gerar muita dor de cabeça e prejuízos.

 

2. Avalie seu Orçamento

Cada plataforma de e-commerce possui um modelo de precificação, onde algumas poderão cobrar por transações, comissão sobre vendas, visitas ou apenas um fee mensal.

Qual é o melhor formato de cobrança? Isso depende da necessidade do seu negócio, do volume de pedidos e faturamento previsto, e de até quanto você pode investir em uma plataforma.

Quando o negócio está em estágios mais iniciais, na maioria dos casos faz sentido optar por plataformas que oferecem um plano fee mensal, onde é possível fazer upgrades de planos gradativos, desta maneira o custo acompanha o ritmo de crescimento.

 

3. Avalie a Facilidade de Uso

A usabilidade é crucial. Uma plataforma de e-commerce deve ser intuitiva e fácil de usar, tanto para você quanto para seus clientes. Teste as plataformas em potencial para garantir que você se sinta confortável ao navegar pelas configurações e realizar tarefas essenciais, como adicionar produtos e gerenciar pedidos.

Lembre-se, quanto mais tempo um cliente leva para fechar um pedido, menor tende a ser a taxa de conversão, ainda mais em tempos onde o consumidor tem cada vez menos paciência de ficar aguardando, ou de seguir processos burocráticos.

 

4. Considere a Escalabilidade

Seu negócio com bom planejamento e execução crescerá com o tempo. Portanto, escolha uma plataforma que possa crescer com você. Avalie se a plataforma oferece recursos para lidar com um aumento no volume de produtos, tráfego e pedidos, principalmente em momentos de picos, como a Black Friday ou promoções.

 

5. Verifique a Segurança

A segurança dos dados do cliente é uma prioridade máxima. Certifique-se de que a plataforma oferece criptografia SSL para proteger as transações financeiras e que está em conformidade com a LGPD, afinal, violações de privacidade podem gerar multas altíssimas.

 

6. Personalização e Flexibilidade

Este é um dos pilares que mais exigem atenção, afinal uma das piores coisas que podem acontecer é da sua loja virtual ficar engessada no momento em que ela mais precisa crescer, então avalie com atenção os seguintes pontos:

  • Possibilidade de editar a ordenação e exibição dos produtos;
  • Possibilidade de criação de filtros personalizados;
  • O que a plataforma oferece na criação de banners;
  • O quão flexível ela é para editar o layout, cores e o tema;
  • Possibilidade de aplicar customizações para datas sazonais.

Dica: neste quesito de customização e flexibilidade, a Irroba é uma das plataformas mais flexíveis do mercado, onde você pode criar infinitas possibilidades de layouts, vitrines e banners.

 

7. Integrações e Aplicativos

As integrações com outras ferramentas, como sistemas de ERP, ferramentas de marketing, gateways de pagamento, transportadoras, entre outros apps são cruciais. Verifique se a plataforma é compatível com as integrações de que você precisa para administrar eficazmente seu negócio.

Estes apps e integrações são fundamentais para o seu negócio, pois a falta de uma simples integração pode causar grandes estragos, como travar os seus processos, ou até mesmo impossibilitar as suas vendas.

 

8. Suporte ao Cliente

Um bom suporte ao cliente é inestimável quando você encontra problemas ou dúvidas. Pesquise a qualidade do suporte oferecido pela plataforma. Além disso, se ela possui uma central de ajuda, ou tutoriais, são também um grande fator na tomada de decisão, pois muitas das dúvidas poderão ser solucionadas em poucos minutos.

9. Avalie a Velocidade e o Desempenho

O tempo de carregamento da sua loja virtual tem um impacto significativo na experiência do cliente e no SEO. Acesse lojas da plataforma que você está avaliando através do seu smartphone, e verifique o quão rápida e fluída está sendo a navegação.

 

10. Realize um teste

Finalmente, antes de tomar uma decisão definitiva, aproveite os períodos de teste gratuitos ou as garantias de devolução do dinheiro que algumas plataformas oferecem. Isso permitirá que você experimente a plataforma e avalie se atende às suas expectativas.

 

Lembre-se de que não existe uma plataforma única que seja ideal para todos os negócios. A melhor plataforma de e-commerce para a sua empresa dependerá das suas necessidades. E se você deseja realizar uma avaliação gratuita da Irroba acesse já: https://www.irroba.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *