Como aumentar a conversão de boletos

Como aumentar a conversão de boletos – A quantidade de boletos gerados e não pagos no e-commerce, no Brasil, é um grande problema para muitos lojistas. Mas você sabia que pode resolver isto com três passos simples? Continue lendo. 

 

Você sabia que, em média, 48,5% dos boletos gerados no e-commerce, não são pagos, no Brasil? Se você possui uma loja online, você provavelmente não só sabe disso, bem como vive esta realidade.  

Dentre os principais motivos para este número, estão: o esquecimento, a insegurança, o arrependimento, o não recebimento do boleto e as dúvidas (o cliente não tem certeza se finalizou a compra). 

Para resolver este problema, trazemos neste artigo soluções simples e praticas, que podem facilmente ser aplicadas ao seu negócio. Continue lendo para saber como aumentar a conversão de boletos na sua loja!

 

Como aumentar a conversão de boletos

A taxa de conversão de boletos é um problema para muitos e-commerces. Mas, para todo problema, existe uma solução. Confira dicas preciosas para seu negócio: 

  • Esteja disponível 
  • Reduza o prazo de vencimento 
  • Entre em contato 

 

1 – Esteja disponível 

Em horário comercial, esteja disponível para responder as possíveis mensagens com dúvidas que você vai receber, afinal, muitas delas podem ser em relação ao boleto que foi gerado. Sendo assim, nesse momento é crucial solucionar as dúvidas que seu cliente possui.

Para isto, utilize ferramentas de comunicação como o JivoChat, ou o próprio WhatsappClique aqui para saber como fazer a integração. 

 

2 – Reduza o prazo de vencimento 

Dentre os motivos que levam o cliente a não fazer o pagamento do boleto, estão o esquecimento e o arrependimento. Deste modo, quando o prazo para o pagamento do boleto é grande, as chances do consumidor adotar este comportamento são maiores. Se possível, reduza este prazo, e acompanhe os resultados. 

 

3 – Entre em contato 

O esquecimento, é um dos principais motivos que levam o cliente a não pagar o boleto no e-commerce. Sendo assim, é importante entrar em contato com o consumidor, via whatsapp, para lembrá-lo de sua compra de forma amigável. 

 

Como habilitar botão do whatsapp em meus pedidos? 

 

Veja este modelo de uma primeira mensagem que pode ser enviada:
 

Olá (nome do cliente), somos da (sua empresa), tudo bem com você? ☺️ 

 

Agradecemos pela sua compra, o seu pedido já está em separação somente aguardando a confirmação do pagamento para ser enviado, em caso de dúvidas ficamos a disposição. 

 

Muito obrigado! 😉 

 

O objetivo desta mensagem é lembrar o cliente da compra que ele efetuou, sem ser agressivo. Desta forma, além de lembrá-lo do pagamento, você ganha pontos no bom atendimento e cuidado com o consumidor.  

No dia do vencimento do boleto, uma segunda mensagem pode ser enviada: 

  

Olá, bom dia?  

Somos da (sua empresa), tudo bem? ☺️ 

  

O seu pedido foi realizado com sucesso! Segue o link para acessar o boleto: 

[LINK DO BOLETO] 

  

Caso não consiga efetuar o pagamento, nos avise por gentileza 😉👍 

Ficamos a disposição! 

 

Se o pagamento não for efetuado após a data de vencimento do boleto, ainda é possível recuperá-lo. Envie uma mensagem como esta: 

 

Olá (nome do cliente), tudo bem?  

 

Estamos passando para informar que o seu pedido foi cancelado pois o pagamento não foi identificado. 😕 

  

Mas fique tranquilo… 😉🥳 Ele ainda está separado e pronto para ser enviado. Você ainda tem interesse? 

 

Enfim, seguindo estes passos simples, é possível ter um aumento significativo na taxa de conversão de boletos.  

 

Siga estes passos de forma mais prática, trazendo sua loja para a Irroba E-commerce. 

Bruna Silveira

Analista de Marketing Digital na Irroba E-commerce

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