AdministraçãoFinanceiroGestãoPlanejamentoProcessos

Métodos de Pagamento para E-commerce

Venha entender nesse artigo o porquê o método de pagamento é a parte mais importante de um e-commerce!

Quais os métodos de pagamento para e-commerce mais utilizados?

Atualmente na plataforma temos diversos tipos de formas de pagamento disponíveis para integração. E para te ajudar a escolher o método de pagamento ideal para a sua operação vamos falar com mais detalhes sobre quais são os pontos à se atentar.

O primeiro ponto à se analisar na escolha de um método de pagamento, é o tipo de checkout que ele disponibiliza, pois este é um ponto que irá impactar diretamente em sua taxa de conversão. Veja quais são os tickets de checkout existentes:

Checkout transparente e não transparente, do que se trata?

No checkout transparente a finalização da compra é realizada na mesma guia, sem a necessidade de que seja redirecionado para outra aba, então o cliente irá finalizar sua compra no próprio site da loja virtual.

O checkout não transparente já se trata de um processo em que o cliente final é levado ao site do método de pagamento em que ele está finalizando a compra.

O benefício de utilizar o método de checkout transparente seria que o cliente não teria a necessidade de sair da página em que ele está para finalizar a sua compra.

Formas de Pagamento Disponíveis

As formas de pagamento disponibilizadas pelos Gateways de pagamento são:

  • Cartão de Crédito: Havendo o parcelamento das compras em quantas vezes for definida pelo lojista ou até mesmo apenas um pagamento, que será realizado somente no próximo mês, esse método é um dos mais queridinhos entre os clientes!
  • PIX: Esse novo meio de pagamento que chegou com apenas benefícios tanto para compradores quanto para lojistas, em que o dinheiro cai na conta do vendedor no mesmo momento em que é realizado e sem burocracia para quem vai realizar a transferência.
  • Boleto Bancário: A segunda forma de pagamento mais utilizada pelos compradores, e uma ótima opção para pessoas que são mais desconfiadas com compras online, por se tratar de um meio de pagamento em que não é necessário realizar a inclusão de dados bancários.

Gateways de pagamento, adquirentes e sub-adquirentes o que são?

  • Gateways de pagamento: se trata de uma forma de pagamento digital que realiza a comunicação entre consumidor > banco > operadora de cartão. Os gateways de pagamento realizam todo o processo de captura de dados do cliente, análise desses dados e aprovação, após isso realiza a comunicação com a adquirente para processamento da venda
  • Adquirentes: realizam a intermediação entre os emissores de cartão e as lojas e realizam o repasse dos pagamentos ao lojista
  • Sub-adquirentes: é a intermediação entre adquirentes, loja e clientes, transmite os dados da transação á adquirente e repassam o valor da venda ao lojista

Para entender qual desses métodos de pagamento se enquadra melhor em sua loja será necessário levar em consideração o volume de vendas, as taxas cobradas, os prazos de repasse, e principalmente quais são os objetivos e interesses que você tem com a sua loja.

Como Escolher Quais Métodos de Pagamento Integrar em sua loja?

É importante que sejam analisados diversos fatores no momento de integrar o método de pagamento em sua loja virtual. De quem se trata seu público alvo; quais as melhores taxas e para qual forma de pagamento a melhor taxa será aplicada para realizar campanhas mais assertivas; a segurança, tanto para o cliente quanto para o lojista, um método que já tenha anti-fraude é o mais recomendado!

 

Veja também nosso artigo de como escolher a melhor forma de envio para sua loja.

6 thoughts on “Métodos de Pagamento para E-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *