Como criar uma campanha de remarketing que converte?

Como criar uma campanha de remarketing que converte? – Neste artigo você vai conferir o passo a passo de criação de uma campanha de remarketing que vai gerar resultados para o seu e-commerce.

Para continuar a leitura deste post o requisito é ter lido este artigo anteriormente: O que são e como criar públicos de remarketing no Facebook Ads? – é só clicar aqui para acessar.

Já terminou a leitura? Agora podemos continuar!

Para começar a criar a campanha de remarketing precisamos que alguns públicos já estejam criados, e eles são:

  • Quem visitou o site nos últimos 7 dias;
  • Quem visitou o site nos últimos 14 dias;
  • Adicionou ao carrinho nos últimos 7 dias;
  • Adicionou ao carrinho nos últimos 14 dias;

Após os públicos terem sido criados acesse o gerenciador de anúncios do Facebook, e clique no botão Criar Campanha:

Como criar campanha de remarketing

Defina um nome para a campanha, o orçamento diário dela, e no objetivo de campanha selecione conversões, afinal queremos gerar vendas com o remarketing.

Como criar campanha de remarketing

Sugerimos que você use a mesma padronização de nomes para a criação da campanha, assim além de deixar elas mais organizadas, irá facilitar as análises e otimizações de resultados.

Da forma como criamos o nome da campanha ficou:

[ONGOING] [CONVERSAO] Remarketing

A tag [ONGOING] significa que está é uma campanha de veiculação contínua.

A tag [CONVERSAO] como o próprio nome já diz define que é uma campanha com o objetivo de conversão.

O nome Remarketing é para nos ajudar a identificar que esta é uma campanha de remarketing.

No conjunto de anúncios também seguimos uma padronização de nomes, onde o nome do conjunto ficou:

00 – [FEED] [STORIES] Carrinho Abandonado – 7D

O numeral 00 significa que este é o público zero na nossa hierarquia de conjunto de anúncios.

As tags [FEED] e [STORIES] definem em quais posicionamentos a campanha terá veiculação.

O nome Carrinho Abandonado – 7D define que o público escolhido para essa campanha é quem abandonou o carrinho nos últimos 7 dias.

 

Criada a campanha, agora será necessário configurar o conjunto de anúncios, para isso selecione a campanha e clique em editar no conjunto de anúncios:

Editar conjunto de anúncios

Na página de edição do conjunto de anúncios altere o evento de conversão para compra:

Evento de conversão

No campo de público-alvo insira o público que abandonou o carrinho nos últimos 7 dias que já foi previamente criado como demonstrado no artigo anterior:

Inserindo o público alvo

Desmarque a opção de direcionamento detalhado, pois essa é uma campanha de remarketing, então não temos o objetivo de trazer mais pessoas novas, mas sim de reimpactar quem já interagiu com a marca.

Direcionamento detalhado

No menu de seleção dos posicionamentos selecione:

  • Feed do Facebook;
  • Feed do Instagram;
  • Coluna da Direita;
  • Stories do Facebook;
  • Stories do Instagram;
  • Explorar do Instagram;

Pois são esses os posicionamentos que tendem a gerar mais conversões:

posicionamentos

Feitas todas as configurações clique em Publicar.

 

Agora será necessário criar os anúncios, para isso acesse o menu de criação de anúncios, e clique no botão Criar:

Criar anúncio

Após isso dê um nome para o seu anúncio:

Criando um anúncio

Recomendamos a seguinte padronização para o nome do anúncio:

Nome do produto – Subido – Data do dia que foi criado

A tag Subido indica se este é um anúncio original, ou se é uma cópia, caso fosse uma cópia ele não possuiria essa tag.

Feito isso o Facebook irá abrir uma nova janela onde será necessário fornecer as imagens, link e descrições do anúncio:

Criando um anúncio

Na imagem do anúncio selecione fotos de seus produtos mais vendidos ou com maior estoque de preferência, na imagem acima estávamos apenas exemplificando a criação, então no seu anúncio tente trabalhar com imagens com um design mais sofisticado ao invés do fundo branco.

No texto do anúncio faça chamadas que remetam a ação de compra, e que lembrem o usuário que ele já estava fazendo uma ação no seu site, veja abaixo alguns exemplos de chamadas:

  • Volte e finalize o seu pedido;
  • Estamos te esperando;
  • Queremos ir para a sua casa;
  • Você esqueceu no carrinho, finalize o pedido agora mesmo;
  • Esqueceu de nós?

Use e abuse da sua criatividade para formular as frases do seu anúncio, e lembre-se, quanto mais pessoal, mais tende a gerar resultados.

Dica: se você está sem criatividade, uma boa opção pode ser espiar os anúncios das grandes lojas usando a biblioteca de anúncios do Facebook, clique aqui para acessar.

Se você está veiculando no anúncio do remarketing uma foto de um produto específico, no link do anúncio insira o link deste produto, pois do contrário o usuário pode ter dificuldades para encontrá-lo.

Na sua campanha de remarketing lembre-se de inserir vários anúncios, e de vários produtos, pois assim o Facebook conseguirá testar dentre os anúncios fornecidos, qual deles vende mais.

 

Agora que vimos todo o passo a passo da criação de uma campanha de remarketing, veja como escalar a sua campanha.

Até neste momento a campanha possui apenas 1 conjunto de anúncio, com 1 público ativo, então veremos como devem ser criados da maneira correta os conjuntos de anúncio para que sejam trabalhados públicos diferentes.

Selecione a campanha de remarketing, e depois clique no botão criar para que o novo conjunto de anúncios seja criado:

Criando um conjunto de anúncios de forma escalável

Repare que neste conjunto de anúncios o público selecionado é quem abandonou o carrinho nos últimos 14 dias, então selecionaremos este público na criação do anúncio, porém é necessário excluir o público do conjunto de anúncios 00, afinal não queremos anunciar para eles 2 vezes.

Para fazer essa exclusão clique no botão Excluir na seleção de públicos, e depois selecione qual público quer excluir:

Excluindo público do conjunto de anúncios

Exclusão de Público

Feito isso, as demais configurações do conjunto de anúncios e dos anúncios é semelhante a criação do primeiro.

 

Hierarquia de conjuntos de anúncios sugerida

Para que a sua campanha ofereça maior performance, vamos listar abaixo a hierarquia de conjuntos de anúncio que sugerimos:

00 – Carrinho Abandonado – 7D

Público segmentado:

Quem abandonou carrinho nos últimos 7 dias;

01 – Carrinho Abandonado – 14D

Público segmentado:

Quem abandonou carrinho nos últimos 14 dias;

Público excluído:

Quem abandonou carrinho nos últimos 7 dias;

02 – Visitou o site – 7D

Público segmentado:

Quem visitou qualquer página nos últimos 7 dias;

Público excluído:

Quem abandonou carrinho nos últimos 14 dias;

Quem abandonou carrinho nos últimos 7 dias;

03 – Visitou o site – 14D

Público segmentado:

Quem visitou qualquer página nos últimos 14 dias;

Público excluído:

Quem visitou qualquer página nos últimos 7 dias;

Quem abandonou carrinho nos últimos 14 dias;

Quem abandonou carrinho nos últimos 7 dias;

04 – Visitou o site – 21D

Público segmentado:

Quem visitou qualquer página nos últimos 21 dias;

Público excluído:

Quem visitou qualquer página nos últimos 14 dias;

Quem visitou qualquer página nos últimos 7 dias;

Quem abandonou carrinho nos últimos 14 dias;

Quem abandonou carrinho nos últimos 7 dias;

 

Com a sua campanha sendo estruturada dessa maneira você garante performance, e não haverá sobreposições de públicos.

Essa hierarquia já foi testada e gerou ROI acima de 10, ou seja, a cada real investido retornaram 10.