Confira nesse artigo
Você já parou para pensar em como a escolha das formas de pagamento pode impactar as vendas da sua loja online?
Com o avanço da tecnologia, surgem cada vez mais possibilidades de cobrança, e os consumidores estão atentos a essas novidades. Eles buscam pagar por suas compras online da maneira mais prática possível.
Lojas online que não disponibilizam várias formas de pagamento acabam perdendo clientes e vendas. Para evitar essa situação, é preciso se atualizar sobre as opções disponíveis.
Neste artigo, você descobrirá as formas de pagamento indispensáveis para o seu negócio. Continue lendo e veja como atender melhor seus clientes e aumentar suas vendas. Boa leitura!
Quais as formas de pagamento preferidas dos brasileiros?
O comportamento de compra do público vem mudando junto com as novidades relacionadas a cobranças.
Por isso, vamos apresentar neste tópico dados atuais sobre as formas de pagamentos preferidas dos consumidores brasileiros.
Cartão de crédito e débito
O uso de cartão faz parte da rotina dos consumidores brasileiros há muito tempo.
O cartão de crédito permite o pagamento somente no mês seguinte e o parcelamento, enquanto o de débito proporciona a praticidade de não precisar pagar com dinheiro em espécie.
Por isso, essas duas modalidades são amplamente usadas tanto no comércio presencial quanto no virtual.
E os dados mostram que elas seguem em alta.
Somente nos primeiros três meses de 2024, cerca de R$ 965 bilhões foram movimentados por transações por cartão, segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).
O valor é 11,4% superior ao mesmo período do ano anterior.
Em 2023, o valor total movimentado pelos cartões foi de R$ 3,73 trilhões.
Já uma pesquisa realizada pela Mastercard apontou as preferências do público em relação ao tipo de cartão.
Entre os 800 brasileiros entrevistados, 64% afirmaram usar cartão de crédito e 38% relataram o uso do cartão de débito.
Para quem compra de forma presencial, o critério mais adotado para a escolha da forma de pagamento é a aceitação pelo estabelecimento, citado por 42% dos entrevistados.
Os entrevistados também se preocupam com a conveniência (36%) e a velocidade (35%) do meio de pagamento.
Já para compras online, os resultados são mais equilibrados: segurança é o fator mais levado em conta, com 33%, seguida pela conveniência (32%) e aceitação (30%).
Pix
Embora seja um dos métodos de pagamento mais recentes, o Pix foi adotado rapidamente por boa parte dos consumidores.
Afinal, é um método prático que pode ser usado em várias frentes, desde pequenos pagamentos entre pessoas físicas até transferências de valores altos entre empresas.
O fato de o sistema operar 24 horas por dia e sete dias por semana e a facilidade de cobrança com QR Code e Copia e Cola ajudam a fortalecer o uso do formato no comércio.
Para os empreendedores, a velocidade com que as transações são realizadas e as baixas taxas por transação são atrativos.
Por isso, é comum vermos lojas realizando promoções para incentivar o pagamento por transferências instantâneas.
Segundo a pesquisa World Payments Report, a expectativa de uma maneira geral é que até 2027, o uso do Pix supere o do cartão de crédito no comércio.
Em compras online, as posições já se inverteram.
Segundo uma pesquisa realizada em conjunto entre a Cielo e a Expertise/Opinion Box, o Pix é o meio de pagamento mais usado no e-commerce, como mostrou o site Finsiders Brasil.
Enquanto 67% dos consumidores afirmaram usar transferências instantâneas para comprar online, 57% utilizam o cartão de crédito.
Boleto
O boleto bancário é o meio de pagamento mais democrático, pois não exige que o cliente sequer tenha conta bancária.
Isso é um grande diferencial para o e-commerce, pois qualquer pessoa pode pagar um boleto em uma agência bancária ou lotérica usando apenas dinheiro em espécie.
Porém, nos últimos anos, o número de “desbancarizados” vem caindo bastante, graças ao avanço das fintechs e bancos digitais.
Em 2019, o instituto Locomotiva estimava que havia 45 milhões de pessoas sem conta bancária, segundo reportagem da Revista Exame.
Em 2023, a mesma instituição apontava para 4,5 milhões de desbancarizados, de acordo com o portal Terra.
Com essa tendência, mais pessoas passam a ter acesso ao Pix, e por isso o boleto vem perdendo espaço para o novo método.
De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2023 foram realizados cerca de 4,1 bilhões de pagamentos de boletos, e o Pix somou 41,9 bilhões de transações.
Enquanto o boleto manteve um número semelhante ao registrado em 2022, o método instantâneo cresceu 75%, o que aponta para uma tendência que deve se intensificar nos próximos anos.
Esses dados levam empresas a implementarem o BolePix, ou seja, um boleto que vem com o QR Code para o pagamento por Pix.
Assim, o consumidor tem a liberdade de pagar da maneira que preferir.
Principais formas de pagamento online
Uma pesquisa da Confi.Neotrust apontou as principais formas de pagamento usadas em 2023 no e-commerce:
- Cartão de crédito: 55,9%
- Pix: 26,2%,
- Boleto: 9,7%
- Outros (carteiras digitais, transferências bancárias, etc): 8,2%.
Os dados foram obtidos a partir de mais de 2,5 mil lojas virtuais.
Embora o cartão de crédito ainda seja o líder nas escolhas, o Pix teve o maior crescimento ao longo do ano.
Em janeiro de 2022, 22,3% das transações foram realizadas por meio do método instantâneo.
Já em dezembro, a proporção subiu para 33,8%.
A pesquisa apontou também o meio de pagamento por faixa de preço.
Entre compras com valor até R$ 100, 30,7% foram pagas no Pix, enquanto o cartão de crédito foi usado em outras 49,3%.
O dado contrasta com os pagamentos de compras acima de R$ 2 mil: 61,2% foram feitas com cartão e 20,8% com Pix.
Portanto, quanto mais barato for o item vendido, maior é a chance do cliente usar o Pix.
Quais formas de pagamento oferecer aos clientes?
Os dados que apresentamos neste conteúdo mostram que não há unanimidade quando falamos em formas de pagamento para o comércio.
O cartão de crédito ainda é o campeão na preferência dos consumidores, mas o Pix é o meio que mais cresce.
E o boleto ainda é a única alternativa para uma parte da população – cada vez menor, é verdade, mas que não pode ser deixada de lado.
Então apostar em uma única forma de pagamento seria um grave erro. Para ter boas vendas, é preciso aceitar todos os principais métodos.
Em especial, os que mostramos aqui: cartões de crédito e débito, Pix e boleto. Muitos consumidores podem preferir usar o Pix, enquanto outros vão pedir para pagar por cartão de débito e crédito.
Além disso, o próprio valor da venda pode influenciar na escolha do formato.
Por isso, é importante contar com um sistema que permita receber pagamentos de diversos formatos com facilidade.
Além de não perder nenhuma venda, o cliente de uma robusta plataforma de pagamentos pode contar com várias vantagens. Entre elas, estão a automatização das cobranças e a emissão de relatórios para acompanhar os resultados.
Por isso, nosso conselho é: modernize seu negócio com um sistema de cobranças robusto e não perca vendas.
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