Confira nesse artigo
Passo-a-passo do e-commerce de sucesso – O que se deve levar em consideração no planejamento de um e-commerce? Quais as melhores estratégias? O que é essencial para um e-commerce de sucesso? Continue lendo e descubra!
O E-commerce é um dos mercados que mais cresce em todo mundo, pois este está passando por uma digitalização. No Brasil, não é diferente. A SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) estima que ainda neste ano, as vendas do e-commerce devem crescer em 21,3%.
O que todo empreendedor da área deve buscar então neste ano, é fazer parte destes números, certo? Para cumprir esta tarefa, é necessário planejamento e estratégia.
É por isso que estamos escrevendo este texto para você, caro leitor, para ajudá-lo com um passo-a-passo do e-commerce de sucesso, com dicas simples e diretas que farão toda a diferença no seu negócio.
Planejamento estratégico
Antes de começar a vender, lembre-se do quanto é importante ter um planejamento estratégico. Ao olhar de fora, pode parecer que o e-commerce é algo muito simples, mas como qualquer empresa, para ser bem sucedida, precisa de muito trabalho, dedicação e preparação.
Conheça o passo-a-passo do e-commerce de sucesso:
1 – Encontre um segmento
Segmentos de mercado consistem em grupos de consumidores que possuem características, interesses, necessidades e dores semelhantes. O seu produto, precisa suprir estas necessidades e sanar estas dores.
Sendo assim, pense em todo o seu modelo de negócio baseando-se neste segmento e defina um público-alvo.
No lugar de criar uma loja com todo tipo de produto, foque no mercado de calçados. E que tal segmentar ainda mais, vendendo calçados veganos, por exemplo?
Ao pensar em seu negócio desta forma, ficará mais fácil de atingir as pessoas certas, segmentar campanhas de marketing digital para atrair o público, pensar em uma comunicação mais assertiva etc.
2 – Diferencie-se na qualidade
Quando falamos em diferenciar-se na qualidade, automaticamente nosso cérebro nos leva a pensar no produto, correto? Sim. Mas aqui, não nos referimos apenas a ele, mas ao e-commerce como um todo.
Com o crescimento do mercado de e-commerce, o que não falta é concorrência, mas o seu diferencial pode estar aqui, na qualidade de toda a sua loja.
Você deve levar em consideração:
- Produção
- Plataforma de e-commerce
- Atendimento
- Entrega do produto
- Pós-venda
Produção
Como seus produtos serão fabricados? Sua ideia é criar uma indústria? Pretende terceirizar o serviço para diminuir os custos? Estas questões são muito importantes para se levar em consideração em seu negócio.
A principal preocupação que se deve ter para tomar esta decisão é o custo. Você precisa calcular o preço de venda de cada modelo de negócio.
Para entender o custo de produzir, é necessário visitar fornecedores, conhecer muito bem o processo de fabricação, identificar a necessidade de mão de obra especializada, custo de equipamentos, armazenagem de matéria prima, transporte etc.
Já para identificar o custo da terceirização, você deve conhecer a matéria prima utilizada pelo seu fornecedor, qual a sua capacidade de produção, o tempo de entrega dos produtos, a qualidade dos mesmos etc.
Ao levar tudo isto em consideração, você chegará no custo de cada um e consequentemente, no seu preço de venda. Desta forma, será bem mais fácil tomar uma decisão.
Plataforma de e-commerce
A escolha da plataforma é uma das decisões mais importantes para o seu negócio, pois é nela que seu e-commerce vive e que toda a magia acontece.
É ideal optar por uma plataforma que entregue uma loja responsiva, ou seja, adaptável tanto para desktop quanto para mobile, uma vez que a realidade no e-commerce hoje é uma migração dos consumidores dos computadores para os celulares.
Também é muito importante que sua loja seja facilmente encontrada no Google, por meio da indexação e que seja hospedada em nuvem para que não haja interrupções em seu site (o que causaria perda de vendas).
Mais um ponto muito importante, é verificar as integrações que esta plataforma possui, com Gateways de Pagamento, Marketplaces, Transportadoras, Redes Sociais, ERP’s etc.
Atendimento
Clientes sempre possuem dúvidas e sentem falta do contato humano para ajudar a resolver seus problemas com a compra. Por esta razão, dê muita atenção ao atendimento que está sendo oferecido para o consumidor.
Aplique ferramentas como o JivoChat em seu site, que funciona como um bate-papo em tempo real com o cliente, para tirar possíveis dúvidas. Nas redes sociais, preste atenção à sua caixa de mensagens e sempre responda comentários.
Disponibilize outros canais de atendimento, como telefone, Whatsapp e E-mail.
Sempre verifique o Reclame Aqui, para averiguar se seus clientes tiveram quaisquer problemas que pode afetar a imagem da sua empresa e solucione o problema com agilidade, dando um feedback ao cliente e buscando compreendê-lo.
Caso não tenha tempo de cuidar disso você mesmo, direcione este trabalho a um de seus colaboradores, um atendimento rápido e de qualidade é sempre um diferencial.
Entrega do produto
Dica importante para quem quer se diferenciar em relação aos concorrentes: pense na experiência do cliente na entrega de seu produto.
Para muitas pessoas, o momento de abrir um produto que acabou de chegar é único, e ganhou até um apelido gringo em nosso país, o famoso “umboxing”.
Torne este um momento único para seu cliente, pensando na embalagem, em um brinde surpresa, em um cartão de agradecimento,em um manual especial de uso e cuidado com o produto, dentre diversas outras possibilidades. Capriche na criatividade!
Pós-venda
Atualmente, no Brasil, apenas 30% dos boletos gerados em lojas de e-commerce são pagos em média. Para mudar este cenário em sua loja, é necessário trabalhar um forte pós-venda com seus clientes, por meio do e-mail e do whatsapp.
Envie uma mensagem para seu cliente agradecendo pela compra e demonstre que está disponível para qualquer dúvida que ele possa ter. Quando chegar perto da data de vencimento do boleto, lembre-o de fazer o pagamento do mesmo. Após a data, caso o pagamento não tenha sido efetuado, envie novamente uma mensagem de recuperação, neste ponto você pode oferecer um cupom de desconto ou Frete Grátis para converter a venda.
3 – Invista em Marketing Digital
Com tudo preparado, o que fazer para trazer tráfego para sua loja?
Muitas vezes é aqui que as pessoas caem no erro e perdem a oportunidade de ter um e-commerce de sucesso. Investir em Marketing Digital não é somente importante, mas essencial para gerar vendas em uma loja online.
Contrate uma agência de Marketing Digital competente, com profissionais qualificados, que irá trabalhar com estratégias de comunicação nas suas redes sociais, em redes de pesquisa, E-mail Marketing etc.
Clique aqui para aprender a criar Públicos de Remarketing no Facebook.
Desta forma, seu site será encontrado pelas pessoas certas, que fazem parte do seu público-alvo e que possuem interesse pelo seu produto. Este é o pulo do gato pra quem quer vender e ter muito sucesso com e-commerce.
Conheça nossa agência de Marketing digital.
O que achou de nosso passo-a-passo do e-commerce de sucesso? Com três passos simples, muito trabalho e estratégia, sua empresa se sairá muito bem!
Já conhece a plataforma de E-commerce da Irroba? Clique aqui e já risque um passo de sua lista.
[…] sabia que, em média, 48,5% dos boletos gerados no e-commerce, não são pagos, no Brasil? Se você possui uma loja online, você provavelmente não só sabe […]
[…] Conheça qual o passo-a-passo do E-commerce de sucesso. […]