Confira nesse artigo
Frete Grátis durante a crise do Coronavírus – Por que é importante oferecer Frete Grátis durante este momento de crise? Qual a melhor forma de oferecer isto ao cliente na sua loja mantendo seus lucros, evitando prejuízos? Entenda todos os pontos que devem ser levados em consideração para atingir os resultados que você precisa!
Atualmente, nos encontramos em um momento diferente de tudo que já vivemos. A crise causada pelo Coronavírus (Covid-19) está afetando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, e no Brasil não é diferente.
Com o crescimento do número de infectados pelos vírus, 23 estados brasileiros mantém a quarentena atualmente. Isto faz com que as lojas físicas fiquem fechadas e o consumidor se mantenha em casa, desta forma, o comércio está sendo amplamente afetado.
Isto significa que o E-commerce sofrerá da mesma forma? A resposta é não. O E-commerce Brasil aponta que o que está acontecendo é uma migração natural dos consumidores para as compras online, ao passo que o isolamento social se mantém.
Pense naquelas pessoas que, por suas razões, nunca haviam feito uma compra na internet antes. Agora o E-commerce passa a se tornar um canal atrativo pra ela, desde que você saiba utilizar as estratégias corretas para atraí-la.
Oferecer o Frete Grátis durante a crise do Coronavírus se mostra não apenas como uma ótima estratégia, mas quase que essencial nesse momento.
Vantagens em oferecer Frete Grátis
Oferecer Frete Grátis pode ser uma estratégia extremamente vantajosa para o e-commerce a qualquer momento, pois se torna altamente atraente aos olhos do consumidor. Durante o isolamento social que estamos vivendo, a mesma se mostra benéfica para o cliente e também para a empresa.
Entenda algumas vantagens em ofertar o Frete Grátis:
- Reduz o processo de compra
- Destaque entre os concorrentes
- Simpatia do consumidor
- Aumento de conversão
Reduz o processo de compra
Com os canais de venda e meios de comunicação cada dia mais rápidos, se faz necessário diminuir ao máximo o processo de compra do consumidor, para garantir um aumento de conversão. Isto porque, quanto mais decisões o cliente precisar tomar durante a compra do produto, mais chances ele tem de decidir por não finalizar a mesma.
Por esta razão, esta é a primeira vantagem em disponibilizar o Frete Grátis. Ao fazê-lo, o lojista já toma esta decisão pelo cliente. Menos uma fase no processo de compra, mais oportunidades de conversão.
Destaque entre os concorrentes
O mercado se encontra mais e mais competitivo com o passar do tempo, o mesmo acontece em especial no e-commerce. A informação de fácil alcance mudou os hábitos do consumidor, que antes escolheria sua loja preferida para fazer a compra, mas agora pesquisa em sites de comparação, como o Zoom ou o Buscapé por exemplo, em busca de melhores preços e condições.
Diante de tantas opções, o Frete Grátis se torna um destaque dentre os concorrentes.
Simpatia do consumidor
Hora de sair um pouco do lado comercial e falar sobre empatia, e como o Frete Grátis tem um papel importante neste momento de crise.
Nos encontramos em uma situação na qual muitas pessoas não tem opção de onde comprar e estão sensíveis a preço diante da incerteza do que vem pela frente.
Oferecer Frete Grátis durante a crise do coronavírus é como dizer “eu entendo que está difícil pra você e quero te ajudar”. Pode imaginar como isto soa bem aos ouvidos do consumidor?
Aumento de conversão
Ao tomar esta medida e entender cada ponto vantajoso que ela possui, é natural que o que aconteça com sua loja é um aumento da porcentagem de conversão.
Mas lembre-se, você precisa também analisar outros fatores importantes ao oferecer Frete Grátis, como precauções para não obter prejuízos e meios de comunicar esta oferta.
Fatores para levar em consideração
Oferecer Frete Grátis deve ser considerado uma estratégia, e como toda boa estratégia, precisa de planejamento. Neste tópico abordaremos elementos importantes a se levar em consideração nesta preparação.
Margem de lucros e custo por região
Para que o cliente consiga comprar seus produtos com Frete Grátis, este custo precisar ser assumido por você. Mas qual custo exatamente? Faça uma simulação de Frete para cada região, com diferentes transportadoras, pois para cada lugar do país, um valor diferente será cobrado.
Sua margem de lucros permite entrega grátis para todo o país? Maravilha! Mas caso a resposta seja não, ainda há algumas táticas que podem ser consideradas por você, como o Frete Grátis por região e o Frete Grátis com valor mínimo.
- No primeiro, você pode oferecer o Frete Grátis para regiões específicas em que os custos do mesmo são mais viáveis;
- No segundo, pode oferecer o Frete Grátis a partir de um valor mínimo de compras, desta forma você aumenta seu ticket médio e por consequência, seus lucros.
Na plataforma da Irroba, existe uma configuração na qual, de forma automática, o frete com menor custo é exibido como Frete Grátis para o cliente. Clique aqui para ver o passo-a-passo desta e de outras configurações de Frete Grátis.
Marketing Digital
Por último, mas não menos importante (não mesmo!), é fundamental pensar na estratégia de Marketing Digital no seu planejamento. De que forma o consumidor poderá ser informado do Frete Grátis e demais promoções no seu site, senão por ele?
Neste momento, existem clientes que estão a procura de produtos como o seu, mas que ainda não conhecem a sua loja. De que forma podemos impactá-los?
Daremos aqui algumas dicas eficientes para seu negócio.
Anúncios patrocinados
Atinja seu público-alvo por meio de anúncios no Google e Facebook/Instagram Ads. Você pode comunicar que seu site está com Frete Grátis para consumidores que fazem parte do seu target por meio de campanhas de Tráfego e de Conversão.
Outra tática efetiva é trabalhar com campanhas de remarketing, para atingir pessoas que já entraram em seu site, mas não finalizaram a compra. Imagine impacta-las com anúncios de produtos que elas já desejavam, mas agora, com Frete Grátis! Sem dúvidas o resultado será positivo.
Clique aqui para aprender a criar públicos de Remarketing.
E-mail Marketing
O E-mail Marketing continua sendo uma estratégia de Marketing Digital muito eficaz, porque assim como arrumar a cama todos os dias, este se mantém como um habito entre muitas pessoas.
Aproveite a base de clientes e de leads que você possui, trabalhe com estes e-mails enviando cupons de promoções exclusivas, como o Frete Grátis.
Você também pode fazer mesmo por meio do Whatsapp Business.
Com organização e planejamento, seu e-commerce se sairá muito bem durante esta quarentena. Por falar nisso, já conhece a plataforma de e-commerce da Irroba? Clique aqui e saiba mais.
[…] Você pode oferecer Frete Grátis para o cliente, como um incentivo para que ele finalize a compra. Neste artigo falamos tudo que se deve levar em consideração antes de oferecê-lo. […]
[…] planejamento para lucrar mais com esta oferta e não obter prejuízos. Leia este artigo sobre Frete Grátis para entender melhor como aplicar esta estratégia na sua […]