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Como recuperar carrinhos abandonados?

Como recuperar carrinhos abandonados?  – O que leva o consumidor a abandonar uma compra? Quais estratégias e ferramentas podem evitar este comportamento e recuperar os carrinhos abandonados? Confira tudo neste artigo! 

 

Se você já possui um e-commerce, notou algo que é muito comum em compras online: a alta taxa de abandono de carrinho. Segundo a revista Examea média de carrinhos abandonados no Brasil é de até 82%, variando de acordo com o mercado.  

São várias as razões pelas quais o consumidor tem esse comportamento, e também são várias as soluções. Continue lendo este artigo para ficar por dentro de todas elas e aplicar na sua loja. 

 

O que causa o abandono de carrinho? 

Diversos motivos causam a elevação da taxa de abandono de carrinho no e-commerce. Para pensar em estratégias, é essencial primeiramente identificar estes motivos, que levam o consumidor a não finalizar a compra.  

Dentre estas causas, podemos destacar as principais como sendo: 

  • Pesquisa do cliente 
  • Indecisão do cliente 
  • Surpresa negativa 
  • Dificuldade no cadastro 
  • Falhas técnicas 

 

Pesquisa do cliente 

A primeira razão fica muito simples de entender quando relacionamos com lojas físicas. É muito comum que o consumidor entre em várias lojas e faça uma pesquisa de preços antes de se decidir por comprar 

O mesmo acontece no e-commerce. O cliente entra no site, escolhe o produto, adiciona ao carrinho, verifica as formas de pagamento, prazo de entrega, valor do frete etc. Depois disso, ele entra em outra loja para fazer o mesmo processo, até que sua pesquisa esteja completa e ele possa finalmente finalizar sua compra.  

 

Indecisão do cliente 

Se a primeira explicação é uma pesquisa inteligente do cliente, aqui já é na verdade uma indecisão dele. Este consumidor não tem certeza se realmente quer comprar este produto e por isso costuma o adicionar no carrinho algumas vezes antes de finalizar a compra.

 

Surpresa negativa 

Você já entrou em algum site pois havia sido impactado por um anúncio de promoção que chamou sua atenção, mas no momento de finalizar a compra, viu que a promoção não estava sendo aplicada? Que sentimento de decepção isto causa no consumidor.  

Se seu cliente tiver uma surpresa negativa, diferente da que foi mostrada a ele, na maioria das vezes ele não irá finalizar a compra por se sentir enganado. Isto vale para promoções de desconto, cupons, frete grátis, brindes etc. 

 

Dificuldade no cadastro 

Sua checkout precisa ser simples e intuitiva para o cliente, principalmente na área de cadastro. Pedir informações excessivas, que demoram demais para serem preenchidas ou que o cliente não sabe de cabeça, pode resultar no abandono do carrinho.  

 

Falhas técnicas 

Outro motivo que também justifica o abandono de carrinho, são possíveis falhas técnicas, que podem vir da sua plataforma, de instabilidades em seu gateway de pagamento, transportadora etc.  

Estas podem impedir que o cliente consiga finalizar a compra ou até mesmo causar a surpresa negativa mencionada anteriormente.
 

O que fazer? 

Agora que temos todas estas informações nas mãos, fica mais fácil de pensar em estratégias para contornar a situação.  

Existem medidas que podem ser tomadas tanto para evitar o abandono de carrinho, quanto para recuperar aqueles que foram abandonados, tornando assim, a estratégia completa.  

 

Como reduzir os carrinhos abandonados? 

Para reduzir o abandono de carrinho da sua loja, algumas ações podem ser adotadas no próprio site. Estas providências ajudarão a diminuir a taxa de abandono do seu e-commerce. Falaremos a respeito de: 

  • Frete 
  • Checkout 
  • Formas de pagamento 

 

1 – Frete 

O Frete é um fator determinante na finalização ou não de uma compra, por isso podemos pensar em algumas atitudes em relação a ele.

Você pode oferecer Frete Grátis para o cliente, como um incentivo para que ele finalize a compra. Neste artigo falamos tudo que se deve levar em consideração antes de oferecê-lo.

Se não for possível, disponibilize sempre um frete com valor justo e procure mais opções de transportadoras, com diferentes preços e prazos de entrega, para que o cliente tenha mais escolhas e não fique limitado.  

Conheça as transportadoras que fazem integração com a Irroba.

 

2 – Checkout 

É fundamental que seu site tenha uma checkout simples e intuitiva, de forma que o consumidor não tenha dificuldade em fazer seu cadastro, escolher o frete, forma de pagamento, adicionar cupons e finalizar a compra.  

Isto irá melhorar a experiência do consumidor e tornar a compra bem mais fácil, evitando desistências. 

Se sua plataforma não te oferece isso atualmente, conheça os planos da Irroba

 

3 – Formas de pagamento 

Assim como é importante oferecer diferentes tipos de frete, também o é quando o assunto é forma de pagamento. Quanto mais formas de pagamento você oferecer, melhor será para que o cliente finalize a compra.  

 

Como recuperar carrinhos abandonados? 

Depois de aplicar as dicas anteriores, a taxa de carrinhos abandonados vai diminuir em seu site, mas não vai desaparecer completamente. Como vimos no começo deste artigo, o consumidor muitas vezes não finaliza a compra por indecisão.  

É aqui que entram as ferramentas de recuperação de carrinhos abandonados, que vão lhe ajudar a transforma-los em conversões.  

Continue lendo para causar uma verdadeira transformação em seus resultados! 

 

1 – Cartstack 

Cartstack é uma ferramenta de recuperação de carrinhos muito eficaz. Ela promete recuperar no mínimo 15% de seus carrinhos abandonados, por meio do envio de e-mails personalizados em tempo real, para clientes que ainda estão interessados na compra.  

Para ajudá-lo nesta missão, ela disponibiliza diversos recursos em sua plataforma, como: recuperação automatizada, e-mails personalizados, testes A/B, relatórios detalhados, perspectivas de anúncio em tempo real etc. 

 

2 – Shopback 

Shopback é uma ferramenta que se utiliza de tecnologia Big Data e personalização para reter, reengajar e recapturar, ao aprender sobre os interesses de seus visitantes e incentivar o comportamento dos mesmos.  

Tudo isso e feito por meio de E-mail Retargeting, recomendação de produtos, overlays mostrados no abandono de pesquisa, Facebook conect e outras soluções.  

 

3 – Criteo 

Esta ferramenta poderosa reconhece o comportamento do consumidor, analisa os produtos vistos, interações e outros sites visitados. Ela integra identidade, interesses e mensuração, oferecendo relatórios em tempo real.  

Criteo é indicada para lojas que já possuam a partir de 30 mil visitantes mensais em seu site.

 

4 – Remarketing no Facebook e no Google

Campanhas de remarketing no Facebook e no Google trazem muitos resultados positivos na recuperação de carrinho abandonados 

Converta estes clientes ao impacta-los com anúncios que exibem produto que os mesmos adicionaram ao carrinho e outros similares.  

Como criar públicos de remarketing?

Como criar campanhas de remarketing?

 

Compreendemos os motivos que levam o consumidor a abandonar o carrinho, as estratégias para evitar este comportamento e também conhecemos ferramentas para recuperar os carrinhos abandonados. Com todas estas informações é hora de compor um plano de ação!

 

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