Marketing

CRO para e-commerce

CRO é a sigla de Conversion Rate Optimization, que significa Otimização de Conversão no e-commerce, no qual consiste em técnicas para converter um cliente indeciso a tomar a decisão de compra e diminuir os carrinhos abandonados. E nesse artigo iremos lhe apresentar como funciona o CRO e como utiliza-lo para aumentar as conversões do seu site.

 

O que é CRO para e-commerce?

O CRO se trata de uma forma de aumentar as conversões, diminuir o abandono dos carrinhos, atrair leads e converter em clientes, entender o comportamento dos seus clientes no site, para otimizar aplicando estratégias. Segundo uma pesquisa da Growcode E-commerce 2021, a taxa de conversão média do mercado de e-commerce é de 2,7%, por isso, é necessário técnicas para aumentar esses números.

Existem algumas formas de analisar esses desempenhos, como: resultado de buscas, carregamento das páginas, check-out, layout da página, usabilidade do site, e entre várias outros detalhes, que podem fazer diferença nas conversões de venda.

Na loja online precisamos fazer o cliente sentir o produto tanto quanto estiver em uma loja física, em que ele poderá pegar o produto, sentir as texturas. E como poderá fazer isso utilizando o CRO no e-commerce?

 

Imagens

É necessário que as fotos do produto tenham uma boa iluminação, ter um fundo branco, ou até mesmo de outra cor, mas que siga um mesmo padrão de cor e posição sempre, para causar uma sensação de conforto e leveza no seu produto e não gerar uma estranheza e nem entrar em conflito com seu layout.

Recomendamos também que seja uma foto leve, pois de 90 a 95% das pessoas que entram no seu site é pelo mobile, portanto é importante que seja uma foto leve para que não perca a qualidade.

 

Descrição

Desperte desejo através de descrição incluindo várias informações e até mesmo foto do produto para que mesmo que o cliente não leia, cause uma sensação de conforto.

Quebre objeções incluindo tudo que o cliente precisa saber, como:  descrição técnica, indicação de uso, demonstração de uso.

 

Perguntas e Respostas

Inclua um módulo na sua loja exibindo pros clientes as dúvidas com todas as respostas detalhadas, nas quais também podem ser perguntas de outros clientes. E com essa opção aberta, os clientes podem se sentir mais a vontade de entrar em contato para deixar suas perguntas, dessa forma ele pode se sentir mais acolhido ao comprar em sua loja por saber que suas dúvidas serão sanadas e você poderá converter em vendas por um simples detalhe que faz a diferença.

 

Prova Social

As pessoas geralmente confiam mais em pessoas reais do que nas marcas, por isso é importante deixar na sua loja de uma forma aparente as avaliações e comentários, quantas pessoas estão vendo os produtos, quantos produtos foram vendidos, até mesmo solicitar aos clientes que gravem vídeos falando sobre como foi a experiência de compra na sua loja, para causar a sensação de confiança ao cliente. Uma estratégia que deixamos aqui é que você crie um panfleto com um texto que diz “tire uma foto do seu produto e poste nas redes sociais nos marcando, e ganhe um cupom de desconto na próxima compra”, dessa maneira é possível crescer organicamente nas redes sociais e atingir pessoas próximas ao seu cliente, gerando prova social e fazendo o seu cliente comprar novamente em seu site.

 

Mobile

Priorize sempre a experiência de compra no mobile, pois como informamos acima, a maior parte do público que compra em sites, é pelo mobile. E algumas dicas são:

  • Página Inicial: Utilizar a página inicial para categorizar, e não como um catálogo pois o padrão de comportamento dos clientes no mobile é de rolar a página inicial e não de ir diretamente à categoria que ele quer. Por isso, é importante informar sobre o frete grátis, juros, colocar banners com as categorias para que seja mais fácil do cliente chegar até o produto que ele deseja com mais facilidade.
  • Banners: Incluir imagens de alta resolução; call to action que seria um banner com uma “chamada para ação”, alguns exemplos são: saiba mais, clique aqui para ver agora, resgate seu cupom e muitos outros. inclua links nos banners para que o cliente consiga acessar o que ele precisa caso ele se interesse no conteúdo do banner
  • Filtros: inclua os filtros de forma prática, como por exemplo as duas imagens abaixo:

       

 

Na primeira foto temos os filtros abertos acima dos produtos, no qual deixa cansativo a rolagem de página e isso pode fazer o cliente desistir da compra, já na imagem ao lado, temos o novo layout de filtros da irroba, que conta com um design simples e acessível, que o cliente clica apenas se desejar.

 

Frete Competitivo

Tenha fretes que vão gerar necessidade de compra no cliente, como frete grátis acima de x valor, para que ele compre acima do valor informado e além disso, com um frete rápido, pois as pessoas cada vez mais querem receber seus produtos mais rápido em casa.

 

Redes Sociais da Loja

Faça uma bio diferenciada, que tenha informações sobre a sua loja e interesse os clientes. Crie destaques com as avaliações e retorno dos clientes, poste vídeos de usabilidade dos produtos e dicas. Mantenha sua identidade visual sempre e em todas as redes sociais, os clientes lembrarão de você pela sua identidade visual e o que você tem de diferente, portanto, seja diferente!

 

Meios de Pagamento

Procure um meio de pagamento com uma taxa de aprovação alta, pois mesmo que seja mais alta a taxa, você terá mais pedidos aprovados. Verifique se você pode oferecer descontos a vista, pagamentos sem juros, entre outros pequenos descontos de pagamento e parcelamento, pois isso pode se tornar atrativo em sua loja. ofereça muitas opções de pagamento. As taxas para desconto a vista geralmente são mais baixas, portanto, utilize os descontos a vista para gerar conversão nos clientes que comprariam dessa forma e melhore suas vendas com as menores taxas.

 

Deu pra perceber que a jornada de compra não é linear, o cliente navega por várias fases e sites até decidir realizar a compra, por isso é importante que as estratégias acima estejam em vigor na sua loja, incluindo as técnicas de CRO para e-commerce, prometo que você conseguirá aumentar bem mais as conversões do seu site e até mesmo otimizar a experiência de compra dos seus clientes.

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