É muito notório o quanto o e-commerce vem crescendo e na pandemia ainda mais, por diversos fatores que vão desde o cliente não ter tempo para ir até uma loja física, até maior variedade de opções. Nesse artigo iremos falar um pouco desse crescimento e os benefícios que esse método de venda trouxe, principalmente em tempos de pandemia.

 

Como foi esse aumento nas vendas online?

Com o primeiro caso de covid no Brasil as pessoas já começaram a ficar mais em suas casas e com isso logo já veio também a paralisação de empresas e escolas devido ao alto índice de transmissão do vírus. Em pouco tempo já veio a necessidade de adquirir produtos do dia a dia de forma online, e assim o cliente não precisaria sair da sua casa. Tivemos que reaprender a viver com o digital totalmente presente no nosso dia a dia e assim nos acostumar com um novo normal, após essas mudanças.

Isso causou um boom nas lojas de e-commerce e fez várias empresas começarem a enxergar de outra forma a questão , como o caso do home office que também trouxe diversos benefícios e fez algumas empresas até adotarem esse formato de trabalho. Nas vendas não foi diferente, diversas áreas passaram a adotar o envio de seus produtos e a venda por apps ou sites, como mercados, farmácias, que foram um dos setores que mais cresceram na pandemia.

O e-commerce já existe a muito tempo e o que faltava mesmo era essa “oportunidade” de virar o foco para as vendas virtuais e deixar claro aos clientes que é seguro, além de levar uma confiança em realizar suas compras de forma online e para fornecer isso aos compradores da sua loja é importante se atentar aos meios de pagamento e formas de envio para não deixar a desejar quando alguém for comprar.

De acordo com o jornal Estado de Minas houve um crescimento de 27% e alcançou até 161bi em 2021 e desses números, 13 bilhões de brasileiros efetuaram sua primeira compra online, se tornando uma porta de entrada para que comprem mais vezes após ter sucesso em receber o produto em casa.

 

Importância do e-commerce na pandemia

Existem pessoas que preferem comprar online desde que isso se consolidou no brasil, mas também existem pessoas que mudaram sua forma de pensar exatamente por conta da pandemia, quando foi necessário comprar comidas, remédios, itens de supermercado e durante o isolamento social não foi possível ir até esses lugares para realizar suas compras, portanto, tanto os clientes quanto os lojistas passaram a vender/comprar por aplicativos, por whatsapp, por sites…

Além disso, houve um grande aprendizado por parte dos lojistas: as pessoas que tinham um costume de consumir os produtos presencialmente e analisar bem os produtos sentiam falta disso e foi necessário dar mais informações dos seus produtos, descontos estratégicos, e identificaram também a importância do marketing digital.

Atualmente, de acordo com a empresa Criteo, especialista em Marketing Digital, 67% das pessoas que passaram a adotar a compra online irão manter esse costume pós pandemia. Mesmo após a reabertura de comércios muitas pessoas ainda preferem a compra online. Portanto, o que se espera é que daqui pra frente seja um tipo de comercio sempre em ascensão.

 

Como o marketing digital ajuda

Ao observar o ápice das vendas online o marketing teve que ganhar seu lugar no meio disso, digitalmente existem outras formas de chegar até um número maior de clientes e trazer resultados de acordo com o objetivo para qual será usado.

Apresentar seu produto de forma efetiva ao seu cliente parece uma tarefa difícil mas na verdade com atitudes simples suas vendas podem explodir, como realizar um Live commerce, que também se tornou alvo de diversas lojas online, com a possibilidade de uma maior interação com o cliente, apresentação em tempo real dos seus produtos, lançamento de promoções para esse público e muito mais! Sem contar as possibilidades de utilizar figuras públicas e influenciadores que são pessoas que tem um público que confiam em suas recomendações.