Nesse artigo você verá quais são os passos para migração de uma loja virtual e ter um e-commerce de sucesso.

Conforme ocorrem as expansões do seu negócio as vezes desperta a necessidade de migrar de plataforma. Nesse tipo de situação é necessário analisar todas as possibilidades, para não afetar a experiência do usuário. Portanto, existem diversos pontos decisivos para escolher uma plataforma que atenda suas necessidades e que permita escalar as vendas.

 

O que você precisa se atentar ao migrar de plataforma?

É necessário todo um planejamento antes de migrar uma loja virtual, principalmente porque o processo não é nada parecido com a contratação de loja, no cenário de migração, o processo acontece de uma forma simultânea em que a loja na outra plataforma ainda está rodando.

Para não haver conflito com seus clientes, é necessário sempre deixar claro que a loja está em mudanças, mas isso sem perder a essência que sempre teve, pois isso os deixaria confusos.

Neste post, selecionamos as melhores dicas para te ajudar a migrar de plataforma, seja por crescimento de demanda, necessidade de maiores recursos ou até mesmo insatisfação com a plataforma atual.

 

  • 1) Como escolher a próxima plataforma

Para escolher a plataforma é necessário analisar o suporte oferecido, pois isso auxilia nas facilidades do dia a dia pós migração, além disso, é importante visar uma plataforma que atenda a todas as expectativas da sua loja e que ofereça mais vantagens em relação ao formato em que ela já está.

 

  • 2) Atente-se aos cadastros (clientes e produtos)

No meio desse processo, seus clientes não podem sofrer nenhuma consequência da migração, para não demonstrar uma sensação de desorganização da sua empresa. Portanto, busque migrar também a sua base de clientes para a outra plataforma, dessa forma eles não precisarão se cadastrar novamente na nova plataforma.

Outro ponto é referente aos produtos, é necessário que seus produtos fiquem da mesma forma que estavam antes, para não deixar seus clientes confusos no momento de realizar compras.

 

  • 3) Redirecionamento 301 de urls

Com o redirecionamento 301, qualquer URL que alguém for acessar da sua loja antiga, será redirecionada automaticamente para a URL da nova loja. É muito importante realizar esse procedimento para ajudar no SEO e não decair nas métricas do Google, e dessa forma, o cliente sempre será direcionado à página que você deseja.

Uma plataforma que permite esses redirecionamentos é um ponto importante, pois assim você conseguirá ter uma facilidade muito maior na gestão do momento em que estiver em transição de site e o antigo ainda estiver em funcionamento.

 

  • Scripts e tags de marketing

Se você já usa as principais ferramentas de marketing como Facebook, Google. e etc, atente-se aos scripts, garanta que todos os pixels e tags de conversão estejam corretamente configuradas na nova plataforma.

 

  • 4) Atente-se a comunicação com o seu cliente sobre a migração de loja

Deixe seus clientes cientes que estará mudando de plataforma, para não haver conflitos de informações, pois certamente ele irá perceber algo diferente em seu site, principalmente se for um cliente assíduo. Um dos pontos cruciais da relação entre cliente e lojista é a transparência, seja sincero sobre as mudanças que estão ocorrendo para que exista um apoio do lado cliente caso houver algum imprevisto.

 

  • 5) Cuidado com mudanças bruscas de layout se você possui clientes recorrentes

Fique atento com mudanças muito radicais no layout do seu site, geralmente, as pessoas que costumam comprar em lojas já tem seu “caminho” traçado no momento de compra. Não há problemas em realizar personalizações de layouts, desde que não saia completamente da sua identidade visual que você já mantém no seu site.

Outra recomendação é que a mudança de layout seja feita depois que já estiver com a migração 100% realizada, assim você não causa um desconforto em relação a essas mudanças e poderá focar completamente nos dois.

 

Para facilitar a compra dos seus clientes orientamos que migre os cadastros que já existem para a nova loja, para que não seja necessário realizar todo o cadastro novamente. É interessante também que habilite o login por Facebook e Google, facilitando o cadastro de novos clientes.

Você também poderá lançar promoções, envios de e-mail marketing, entre outros, para informar que sua loja está de cara nova para melhor atender seus clientes.

 

Como a Irroba ajuda na migração da sua loja virtual

Aqui na Irroba, é claro que estamos completamente preparados para lojistas que desejam migrar pra cá! Além do nosso suporte de qualidade, que irá te auxiliar do começo ao fim da sua experiencia de migração, contamos também com ferramentas para que você transfira suas informações da plataforma anterior direto para a nossa, fazendo seu trabalho ser muito mais direto, prático e rápido, como:

  1. Importação por XML do Google Shopping: através deste recurso você poderá importar seus produtos com poucos cliques
  2. Importação de Imagens
  3. Importação via planilha de grades de estoque
  4. Importação de categorias

Estamos sempre pensando na maior facilidade possível para os nossos clientes, e inovando em ferramentas que irão mudar completamente seu fluxo de trabalho, o deixando mais leve e fácil.

Para migrar o seu e-commerce para a irroba acesse agora mesmo: irroba.com.br.