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Automação de marketing para e-commerce

A automação de marketing no e-commerce é de extrema importância. Ela irá garantir que você não precise realizar todas as ações por conta própria, como e-mail de prospecção de clientes, de carrinho abandonado, de novidades na loja, entre varias outras situações que podem ser automatizadas.

 

O que é automação de marketing

As ferramentas irão realizar automações de acordo com os dados dos seus clientes e seus comportamentos dentro do seu site, facilitando e simplificando as tarefas da sua equipe, que precisariam realiza-las manualmente sem as ferramentas de marketing, o que causaria um trabalho muito maior e mais demorado.

É a melhor opção para quem deseja chegar em seus objetivos rapidamente, seja ele diminuição de carrinho abandonado ou até mesmo captação de novos clientes.

Alguns exemplos de automação são:
  • Boas-vindas;
  • Cupom de aniversário;
  • Cupom de aniversário de compra;
  • Sugerir produtos baseado na última compra;
  • Automação de pós-venda com dicas de uso e conservação do produto;

 

Como planejar automação de marketing

Para iniciar esse planejamento de automação de marketing é necessário primeiramente conhecer bem seu público, quais são os gostos deles, o formato de comunicação e os hábitos de compra. Tendo em mente como irá aborda-los, é necessário saber quais serão os objetivos que deseja alcançar para planejar as melhores estratégias, sempre analisando qual será os recursos necessários para alcança-las.

  •  Jornada de compra

Existem 4 passos na jornada de compra do cliente, que são:

– Aprendizado e descoberta

– Reconhecimento do problema

– Consideração da resolução

– Decisão de compra

E a partir desses passos que a automação irá agir, direcionando os conteúdos certos de acordo com o passo em que o cliente se encontra no momento, para que você consiga atingir os clientes certos com os conteúdos específicos que serão interessantes para ele.

 

  • Como incentivar mais compras após a compra

É muito mais lucrativo fazer um cliente que já comprou retornar a comprar do que conquistar novos clientes com estratégias, até porque, uma pessoa que já comprou em sua loja, se ela volta a comprar a chance de virar cliente recorrente é muito maior. E para isso é importante analisar o histórico de compra para entender o comportamento de cada cliente e criar automações em cima disso, como quais produtos os clientes mais consomem e procuram, para que você consiga criar mais satisfações nos seus clientes.

É importante fazer estratégias voltadas para clientes ativos, e clientes inativos. Para que eles estejam sempre lembrando da sua marca. 

Como fazer automação de marketing

Para realizar as automações é necessário passar por algumas etapas, e requer todo um planejamento antes de pôr em prática. Veja só:

  1. Planejamento: Planeje todos os seus objetivos do início ao fim, dessa forma, você não ficará perdido no meio de tantos processos, e conseguirá ver com clareza tudo o que está fazendo e até onde quer chegar;
  2. Dados: Analise todos os dados dos clientes que você tem, dessa forma você poderá criar conteúdos direcionados e terá mais chances de pessoas interessadas no produto;
  3. Conteúdos: Crie os conteúdos direcionados para cada situação, de acordo com o público, e que sempre respondam às dúvidas que os clientes possam vir a ter. Esteja sempre presente;
  4. Ferramenta: Contrate uma ferramenta que atenda todas as suas expectativas, de acordo com o planejamento que foi feito acima, assim você conseguirá ver de uma forma mais ampla qual plataforma combina mais com o que você precisa.

 

Quais são as melhores ferramentas

Existem diversas ferramentas que auxiliam no processo de automatização de tarefas. Alguns tem funcionalidades diferente de outros, e cada um atende de alguma forma. Aqui na Irroba temos integração com as principais ferramentas e vou listar todas elas:

Assim, você pode integrar ao seu site e facilitar muito mais sua vida de lojista!

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