FinanceiroGestãoPlanejamento

O impacto da precificação no e-commerce

A precificação no e-commerce é algo que precisa de uma grande atenção, principalmente pelo impacto financeiro na loja e na decisão do cliente, então por isso preparamos algumas dicas importantes, confira no artigo.

 

O que é precificação

Precificação se trata de definir o preço dos seus produtos, esse processo depende de diversos fatores para que seja feito da melhor forma, como a variação dos valores de produtos, a demanda, entre outros.

Essa precificação precisa ser feita de acordo com o valor gasto nos produtos, o nicho de atuação, o preço informado pela concorrência, principalmente pelo fato de esse preço precisar cobrir o valor investido nos produtos e gerar o melhor lucro possível.

No mercado, existem diversos métodos de precificação que te ajudam a se ajustar caso for necessário alterar os preços dos seus produtos por motivos internos ou até mesmo externos

E para não ter problemas com o faturamento é necessário analisar os seguintes tópicos:

  1. Valor de compra: Procurar fornecedores/comércios de revenda com o melhor preço possível;
  2. Despesas fixas: Coloque na ponta do lápis todas as despesas que você tem durante o mês que são indispensáveis;
  3. Despesas variáveis: Essas despesas são valores a pagar que não são frequentes, mas que precisam estar em mente quando precisar desembolsar alguma quantia;
  4. Concorrência: Esteja sempre analisando a precificação da concorrência para ter preços sempre competitivos.

E é a partir dessas análises que será definida a precificação dos produtos, assim você não terá prejuízos quando se trata de preços.

 

Não olhe apenas para custos, é preciso pesquisar a concorrência para a precificação do seu e-commerce

É necessário estar sempre antenado ao que acontece no mercado, analisando a metodologia utilizada por outras lojas, e entender o preço cobrado dos seus concorrentes, para que você tenha sempre preços competitivos no mercado .

Esse método de precificação é importante porque a maioria dos compradores costumam pesquisar muito antes de adquirir algum produto, principalmente nos seus concorrentes, para auxiliar na decisão de compra. E consequentemente, na maioria das vezes é comprado no local com o maior custo benefício.

O interessante é que você deixe o mais atrativo possível para seus clientes. A melhor tática para isso é ativar o senso de urgência nele, demonstrando o quando aquele produto fará diferença em sua vida e o porque será tão bom realizar essa compra, com isso, é legal deixar um preço um pouquinho abaixo da média, desde que não prejudique seu faturamento.

Dessa forma eu tenho certeza que você sairá na frente de vários concorrentes.

 

A falta de diferenciais prejudica o lucro

Ofereça produtos com diferenciais em relação ao mercado, principalmente se sua loja está passando por precificações ou algum tipo de alteração de preço.

E não pode deixar de ter controle de custos, para que seu cliente saiba que mesmo se comprar com você for um pouco mais caro, a qualidade será melhor e valerá a pena pois é oferecido o melhor produto.

Isso também te dará a oportunidade de realizar ofertas e promoções com seu público.

 

A precificação no e-commerce pode ser um pilar estratégico, ou a ruína da loja.

Precificar é algo que independente de qualquer coisa, você precisa analisar dois dos pontos mais importantes:

  • Concorrência
  • Precificação por lucro

E é importante lembrar que uma depende da outra, não adianta estar na média com a concorrência se os valores dos seus produtos não cobrem as despesas e também não irá gerar vendas com um preço muito alto e acima da média comparando com a concorrência. Ambos precisam estar em uma harmonia, até porque, mais que a metade dos consumidores analisam pelo menos 3 lojas para decidir em qual lugar irá realizar sua compra.

A relevância da precificação feita de forma correta, é o que pode definir o futuro da sua loja. Se fazendo os questionamentos corretos e seguindo as melhores dicas que separamos neste artigo, tenho certeza que suas vendas irão decolar.

Verifique como oferecer ofertas atraentes para seus clientes neste link!

One thought on “O impacto da precificação no e-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *