Embalagens no e-commerce

Todo mundo sabe que as embalagens são um dos pontos mais importantes em qualquer tipo de loja, seja ela online ou física, mas a escolha delas pode gerar várias consequências em sua operação, e neste post vamos abordar cada ponto que deve ser considerar para tomar a sua decisão de qual embalagem escolher.

 

Embalagens como ferramenta de branding

Embalagens com estampas personalizadas, ou que ofereçam uma experiência diferenciada ao cliente ao abrir o seu pedido podem fazer a percepção de valor sobre a sua marca aumentar, e inclusive pode incentivar que os próprios consumidores publiquem conteúdos nas redes sociais sobre a sua marca.

Antes de escolher uma embalagem apenas pelo custo, leve em consideração a forma que o seu cliente está recebendo o seu pedido, se ela faz com que ele senta vontade de compartilhar isso com os seus amigos ou não.

Outro ponto fundamental para se levar em consideração, é que as pessoas quando fazem compras online ficam ansiosas pela expectativa de como será o produto quando o receberem, então a embalagem faz parte dessa experiência, e se na primeira impressão essas expectativas são frustradas, pode ser que o seu cliente se decepcione um pouco, ou até se arrependa da compra.

 

Impacto das embalagens no custo operacional

Embalagens ultra personalizadas, e que oferecem experiências diferenciadas vão gerar ao e-commerce custos mais altos, então antes de apenas descartar essas opções pelos custos, é válido realizar análises se é possível repassar o custo da embalagem para o produto, em muitos dos casos é possível realizar esta manobra.

Caso você opte por escolher embalagens mais simples e econômicas, ainda sim é necessário se atentar a qualidade da mesma, afinal o que pode parecer uma redução de custos poderá se tornar em mais prejuízos, afinal se os produtos começarem à ser entregues com danos causados durante o transporte, haverá não apenas o prejuízo do produto que foi perdido, como também custos de um novo envio, logística reversa, manutenções e etc. Então, antes que você comece a enfrentar uma bola de neve de problemas causados pela escolha de uma embalagem ruim, se atente se ela irá ser a melhor opção para o envio do seu produto.

 

Formato adequado para cada tipo de produto

Alguns produtos exigem embalagens especiais, como por exemplo: chocolates exigem isolamento térmico, vinhos exigem embalagens que não permitam que a garrafa se quebre, eletrônicos também exigiram embalagens reforçadas para não sofrerem avarias e assim por diante, caso o seu e-commerce venda um produto que possua necessidades como essas, este fator não poderá ser descartado.

O formato das embalagens também impacta nos custos de frete, embalagens em formatos não quadrados ou retangulares podem ter um acréscimo de custo pelas transportadoras, o que é chamado no mercado de formato não maquinável.

 

Otimização para packing

O formato das embalagens podem influenciar muito no processo de packing (preparação do pedido para envio), se é necessário fazer muitas dobraduras na caixa, ou exige o uso de colas especiais, isso pode fazer com que os colaboradores gastem muito tempo preparando o pedido  para envio, e consequentemente pode haver atrasos ou desperdícios de mão de obra.

Quando se opta por utilizar formatos de caixas que são montadas em poucos passos muito tempo é ganho no packing.

O padrão de embalagens mais utilizado no mercado consiste em usar caixas de papelão combinadas com um envelope de segurança que serve tanto para lacrar a caixa, quanto também para garantir um pouco mais de resistência para a caixa durante o transporte.

 

Agora que você já sabe quais são os impactos das embalagens, ainda vai continuar escolhendo elas da mesma maneira? E se você deseja receber mais dicas como essa sobre e-commerce, aproveite para seguir o nosso Instagram @irrobaecommerce e fique por dentro das novidades!