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Como fazer marketing de conteúdo para e-commerce

O marketing de conteúdo é uma forma de promover a sua marca ou seus produtos de uma maneira mais leve, e que gera mais desejo de compra do que as propagandas convencionais, afinal através dele comprovamos os resultados e benefícios que os produtos geram, e neste post você vai conferir algumas dicas de como produzir conteúdo para o seu e-commerce.

 

Identifique o seu público-alvo

É essencial identificar qual é o público-alvo do seu e-commerce ao qual você se destina a produzir conteúdo, afinal para cada tipo de público será feita uma abordagem diferente, um tom de voz, nível de formalidade, formato de conteúdo e etc.

Para facilitar a identificação do seu público alvo é possível utilizar os insights do Instagram, Google Analytics, e demais ferramentas de análise que irão te demonstrar a idade, genêro e localização das pessoas que interagem com as suas redes sociais ou com a sua loja virtual.

 

Mapeie as dores do seu público

Agora que você já conhece o seu público-alvo, identifique quais são as dores que eles possuem, e que fariam com que eles comprassem os seus produtos para saná-las.

Aqui vão algumas ferramentas que você pode utilizar para identificar as dores:

  • Pesquisas de pós-venda;
  • Mapa da empatia;
  • Avaliações do site ou de concorrentes;
  • Ferramentas de pesquisa de palavras-chave;
  • Dúvidas frequentes do SAC;

Quando estes pontos são analisados é possível obter muitos insights do que mais gera dúvidas no cliente, ou o que ele deseja resolver e está em busca de produtos para solucionar este problema.

 

Demonstre a solução

Agora que você já sabe qual é o seu público-alvo, e quais são os problemas que eles desejam resolver, comece a produzir o conteúdo demonstrando como o seu produto resolve aquele determinado problema.

Mas cuidado, a ideia é que o conteúdo demonstre de forma leve como aquela dor está sendo resolvida, e não que seja uma propaganda tentando empurrar um produto.

Para ficar mais prático, vamos à um exemplo de conteúdo:

 

Produto: Sapatos de Salto Alto

Público-alvo: mulheres que desejam se vestir bem para eventos formais

Problema: as mulheres possuem dificuldades de usar salto por muito tempo devido a dores nos pés

Conteúdo: Dicas para usar sapatos de salto alto sem sentir dores nos pés

 

Veja como este conteúdo ajuda a vender o produto, pois ele elimina uma objeção de compra do cliente, e ele faz isso sem ter que dizer “compre meu produto”, e para te ajudar a saber como produzir estes conteúdos, na sequência vamos apresentar quais são os formatos e tipos de conteúdos mais comuns para e-commcerces.

 

Formatos de conteúdo

Podemos dividir os tipos de conteúdo em 4 principais formatos, sendo eles:

  • Texto;
  • Foto;
  • Vídeo;
  • Áudio;

Como saber qual é o melhor formato à ser usado? Na verdade, é possível trabalhar com todos eles ao mesmo tempo, vamos à alguns exemplos de como cada um pode ser aplicado:

 

Texto

Os textos são mais comuns em blogs, e portais de notícia, e são uma ótima forma de produzir tutoriais, ou coberturas de eventos, geralmente este formato tende a ter um tom mais noticioso.

Não subestime o poder dos blogs, para os e-commerces os blogs podem ser grandes aliados à estratégia de SEO da loja virtual, uma vez que ele aumentará a autoridade do domínio.

 

Foto

As fotos são muito utilizadas nas redes sociais, e elas podem ser usadas para demonstrações de uso do produto, posts de lifestyle, mostrar ângulos diferentes do produto entre várias outras coisas, e para lojas de moda, e beleza em geral, as fotos fazem total diferença na percepção de valor do cliente.

 

Vídeo

Este talvez seja o formato de conteúdo mais poderoso que um e-commerce pode utilizar, afinal através dele é possível criar uma infinidade de materiais sobre o mesmo produto, como por exemplo:

  • Unboxing;
  • Review;
  • Demonstração de uso;
  • Comparações;
  • Testes;
  • Lifestyle;

Dentre estes tipos de conteúdo, os vídeos de demonstração e comparações possuem um destaque maior, pois eles influenciam diretamente na decisão de compra do cliente, principalmente em produtos de valor alto.

Atualmente o Youtube já possui um volume de pesquisas maior que o próprio Google, o que prova que as pessoas tem dedicado mais atenção aos vídeos do que qualquer outro formato de conteúdo.

 

Áudio

Através do áudio é possível criar podcasts, e músicas sobre a marca ou o produto, e podcasts tem crescido cada vez mais na internet, e a parte legal deste formato de conteúdo é que ele é consumido enquanto as pessoas executam outras atividades, e outro ponto importante, é que as pessoas possuem maior disposição para consumir conteúdos longos de podcasts.

 

Agora que você já sabe como produzir conteúdo para o seu e-commerce, comece já a fazer uma análise do seu público, e se programe para criar os primeiros posts.

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