Para acertar em um público geral é necessário entender como as gerações compram online, ou seja, entender seu público em um todo. Conforme as gerações passam, elas inicial hábitos de compras distintos e o comportamento muda de umas pras outras, como por exemplo: frequência de compra, quantidade de abandono de carrinho, tipos de artigos mais comprados…

Entenda melhor como analisar essas situações com esse artigo.

Quais gerações mais compram online?

As gerações são divididas de acordo com as idades e consequentemente, essas idades afetam no formato de compra dessas pessoas. Para entender esse processo é importante entender de quais faixas etárias se tratam cada geração. Então:

  • Geração X: entre 1969 – 1979
  • Geração Y: entre 1980 – 1995
  • Geração Z: de 1995 em diante

Cada vez mais a confiança em comprar online vem aumentando, visto que, pessoas antigamente não compravam online com frequência.

Veja abaixo como funcionam as compras online de acordo com as gerações:

  • A geração X geralmente pensa mais antes de realizar alguma compra, portanto, acabam demorando mais.
  • A geração Y costumam realizar compras frequentes, geralmente 1 vez por semana.
  • A geração Z realizam mais pesquisas de mercado antes de comprar.

Imaginamos que a geração vencedora nesse ranking de compras é a Z, devido ao acesso fácil à tecnologia, mas não… a geração vencedora é a Y, que tem 95% de compra, enquanto as outras tem 87% e além disso, a geração Y é a que mais realiza compras mobile, chegando a 40% e as outras chegam a 29%.

Claro que cada geração realiza compras direcionadas para seus gostos, e o que a geração X mais compra geralmente não será a que a Z mais compra.

 

Quais estratégias podem ser usadas

Quando aprendemos sobre o nosso público, fica muito mais fácil trabalhar em cima do que eles gostam. Melhor do que apenas vender, é proporcionar uma boa experiência de compra que vai satisfazer seus clientes, e com essas pesquisas, você conseguirá direcionar melhor suas campanhas, analisando os comportamentos e gostos do seu público e atingir muito mais clientes em potencial, até porque, de acordo com pesquisas, a maioria dos clientes esperam anúncios personalizados de acordo com seus históricos de navegação em pesquisas.

Para segmentos em que o público-alvo são pessoas da geração Z vale lembrar que essas são pessoas extremamente conectadas e que já nasceram em um mundo em que tudo que há é tecnologia, portanto, são pessoas que pesquisam mais e querem saber tudo sobre o que estão comprando. Para lidar com esse público é preciso estar sempre ligado à concorrência e a boas avaliações da sua loja.

Já a geração X se trata de um público que pensa mais, então as vezes pode ser necessário que você gere um gatilho neles, seja de urgência ou escassez. E até mesmo lançar promoções e preços especiais para dar um empurrãozinho à compradores indecisos.

Então deu pra entender que compreendendo a geração que mais compra em um geral + o perfil de cliente que mais compra seus produtos, pode te fazer chegar nas pessoas certas com muito mais facilidade? Pois é, cada geração tem suas características específicas, então recomendamos que esteja sempre pesquisando sobre como atingir seu público da melhor forma e aumentar suas vendas cada vez mais.