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Você já se deparou com o dilema de querer comprar algo online, mas desistiu ao se deparar com um frete caro? A questão principal é que seus clientes enfrentam o mesmo problema, o que torna essencial seu negócio encontrar maneiras de quebrar essa barreira oferecendo envios a custos menores.

Ou seja, o acesso a frete barato é decisivo tanto para consumidores quanto para quem empreende no e-commerce. Prova disso, é que o frete caro é responsável por quase 70% do abandono de carrinho, segundo a Opinion Box.

A boa notícia é que neste artigo, exploraremos estratégias práticas e eficazes para conseguir entregas a custos mais baixos, economizando diversos tipos de custos, reduzindo o abandono de carrinho e impulsionando suas vendas. Vamos lá?

Por que reduzir o preço do frete no seu e-commerce?

O frete é um dos fatores mais críticos para quem empreende online. Afinal, o preço da entrega representa para os consumidores, o elemento-chave na decisão entre concluir uma compra ou abandonar o carrinho, como vimos agora há pouco.

Portanto, a questão de como o valor do frete impacta a experiência do cliente e as vendas de um e-commerce requer colocar em ação eficientes para impedir que esse gargalo atrapalhe o sucesso do seu negócio.

Para demonstrar a importância de estruturar sua estratégia de frete barato, elencamos as principais vantagens de investir nesse diferencial:

1. Aumento da conversão de vendas

Muitos consumidores abandonam suas compras quando percebem que o custo do frete é muito alto em relação ao valor do produto. Reduzir ou eliminar esse custo pode remover uma barreira importante para a conclusão da compra.

2. Competitividade no mercado

Oferecer um preço de frete mais baixo em comparação com seus concorrentes pode fazer com que os consumidores escolham sua loja em detrimento de outras. Isso é especialmente importante em nichos onde a competição é acirrada.

3. Melhoria da experiência do cliente

Uma experiência de compra positiva é fundamental para construir uma base de clientes fiel. A percepção de valor que os clientes têm ao receber um frete com custo reduzido ou grátis pode aumentar sua satisfação e propensão a recomendar sua loja para amigos e familiares.

4. Estímulo ao aumento do ticket médio

Ao estabelecer um valor mínimo para liberar o frete grátis (nas compras acima de R$250,por exemplo), os e-commerces incentivam os consumidores a adicionarem mais itens ao carrinho para alcançar esse benefício. Isso pode resultar em um aumento do ticket médio das compras, o que é vantajoso para o negócio.

5. Redução de abandono de carrinho

Oferecer frete mais barato, ou grátis, pode ajudar a reduzir a taxa de desistência de compras, pois elimina uma das principais objeções que os consumidores podem ter antes de finalizar a compra: o frete caro.

5 dicas para oferecer frete barato e atrair mais clientes

Diminuir o preço do frete ou oferecer opções de frete grátis não é apenas uma estratégia de marketing, mas sim, uma maneira de melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas no seu e-commerce.

Ao considerar as dicas a seguir e implementar políticas de frete mais atraentes, você poderá criar seus próprios mecanismos de baratear as entregas e ainda ampliar as suas condições de atrair mais consumidores que concluem as compras,

Além de atuar preventivamente contra o abandono de carrinho, por exemplo, outro ganho é construir relacionamentos que poderão aumentar as taxas de fidelização de clientes.

1. Acerte na escolha das embalagens

A forma como você empacota seus pedidos as embalagens usadas é um fator decisivo na precificação do frete e que pode deixar o preço final mais barato ou mais caro.

Por isso, a escolha das embalagens ideais, dos materiais de preenchimento e proteção interna dos itens é fundamental para conseguir oferecer frete barato aos seus clientes.

A recomendação é ter um estoque variado de caixas, envelopes, plástico-bolha ou papel picado, por exemplo, para abastecer grupos de produtos diferenciados.

A ideia é ter insumos adequados para embalar com economia e segurança desde os objetos menores, mais leves e até os itens maiores ou mais frágeis em seu catálogo.

Se você utilizar uma caixa muito grande vai necessitar mais enchimento desnecessariamente. O impacto será um frete mais caro.

Por outro lado, uma embalagem pequena demais, pode dificultar o uso de preenchimentos em quantidade suficiente para preservar itens mais sensíveis de danos.

Portanto, selecionar a embalagem e enchimento corretos é uma das primeiras estratégias para ter frete barato. E mais: o empacotamento eficiente das mercadorias contribui também na redução dos gastos com logística reversa devido a avarias no produto sofridas durante o transporte.

2. Use técnicas de cross-sell combinadas com o frete

O cross-sell, ou venda cruzada, é uma estratégia de vendas empregada com frequência para atrair consumidores e aumentar o ticket médio no e-commerce. Mas você sabe como combinar essa técnica com o gatilho de frete?

Existem várias formas de trabalhar com cross-sell, entre elas: oferecer kits de produtos que, comprados juntos, saem com desconto; criar campanhas de desconto progressivo do tipo pague 2 e leve 3; e frete grátis acima de determinado valor.

A técnica de cross-sell é, inclusive, uma forma mais segura de oferecer entrega gratuita. Isso porque ao fixar um valor mínimo para o cliente atingir em compras para liberar o benefício, ajuda a reduzir a chance de ter prejuízos nesse tipo de campanha.

3. Calcule frete grátis certo para evitar prejuízos

Saber calcular o frete grátis e não usar a estratégia impensadamente é fundamental para prevenir impactos negativos em seu orçamento.

Na hora de calcular os valores de uma promoção de frete grátis é preciso considerar o custo médio das entregas dos pedidos, o tempo de duração da campanha e até os gastos com embalagens utilizadas no envio e a precificação dos seus produtos.

4. Saiba trabalhar com frete fixo

A técnica de frete fixo envolve a definição de uma taxa fixa de frete para todos os pedidos, independentemente do peso, tamanho ou destino.

Ao oferecer um valor fixo para o envio, os clientes sabem exatamente quanto pagarão antes de finalizar a compra, o que pode reduzir o abandono de carrinho e aumentar as taxas de conversão.

Claro, que para isso dar certo, vale combinar essa estratégia com frete barato, afinal, seu negócio pode ter que arcar com parte do custo do envio, assim como acontece no frete grátis.

Você pode criar promoções de frete fixo para vender mais para cidades ou estados próximos do seu e-commerce. Direcionar o valor fixo de entrega para produtos ou categorias parados, também ajuda a fazer o giro de estoque. 

5. Conte com uma plataforma de frete barato

Por último, mas não menos importante, poder enviar suas encomendas com desconto é a melhor forma de oferecer frete barato. Para isso, contar com uma plataforma de intermediação logística, como a SuperFrete, é exatamente o que você precisa.

Afinal, ao ter frete barato à sua disposição sempre que precisar, fica mais fácil e econômico colocar em ação todas as estratégias anteriores que você viu neste conteúdo.

Com a SuperFrete, empreendedores podem oferecer entregas para todo o país a custos reduzidos e converter mais vendas, ao invés de perder clientes por causa do frete caro.

E a outra boa notícia é que a plataforma possibilita emitir etiquetas de frete até 80% mais barato, 24h por dia, 100% online e com rastreamento em tempo real das encomendas. Tudo isso sem mensalidades ou limite mínimo de envios mensais.

Basta calcular o envio e gerar suas entregas direto no aplicativo para celular Android ou IOS, ou ainda, conectar a SuperFrete com o seu site através das integrações disponíveis para ter frete barato e aumentar suas vendas!