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Os 9 maiores erros cometidos na Black Friday

A Black Friday é a principal data do varejo, afinal é o dia onde o mundo todo bate recorde de vendas, tanto as lojas quanto os consumidores esperam o ano todo por este momento tão esperado.

E com todas as oportunidades que a Black Friday, acredito que você não quer cometer erros, não é mesmo? Então preparamos uma lista completa dos principais erros cometidos para que a sua loja não seja vítima deles:

 

1. Apenas queimar o estoque das mercadorias encalhadas;

Engana-se quem acredita que a Black Friday é uma data para fazer liquidações, ou para apenas se livrar de mercadorias velhas, muito pelo contrário, nesta época o consumidor deseja comprar bons produtos com um preço atrativo, então se as expectativas são de queimar estoque parado, essa não é o melhor dia para isso.

2. Criar promoções que não transparecem vantagens ao cliente;

Quem nunca visitou uma loja na expectativa de ter bons descontos, mas quando chegou lá só ganhava desconto em poucos itens, ou em compras acima de um valor mínimo muito alto? Com certeza esse tipo de experiência é muito frustrante para os clientes.

Durante a Black Friday o que as pessoas mais esperam é acessar o e-commerce com o desconto aplicado diretamente no produto, e de maneira bem vísivel, para que ele perceba o quanto está sendo vantajoso comprar naquele momento.

3. Falta de estoque durante a Black;

Muitas vezes o “fracasso” em vendas durante a Black não é porque não houve conversão, ou porque as pessoas não queriam comprar, mas sim, porque o produto que mais estava sendo vendido se esgotou.

Para que isso não aconteça, estude seu histórico de vendas dos anos anteriores, faça uma projeção de quanto se espera vender, e compre o estoque com antecedência para não perder vendas por falta de mercadoria.

4. Investir em tráfego pago apenas na sexta-feira;

Esse erro também é muito comum, muitos e-commerces passam o ano todo não investindo em tráfego pago, ou realizando um investimento muito baixo, e no dia da Black decidem aumentar o investimento esperando que milagrosamente as vendas irão acontecer, mas investir nesse momento é praticamente só jogar dinheiro no ralo.

O investimento em tráfego pago para a Black Friday deve acontecer com pelo menos um mês de antecedência, para que os consumidores tenham tempo de conhecer os seus produtos, escolher quais eles desejam, e para que eles percebam que de fato houve um desconto durante a promoção.

Então não deixe para criar campanhas aos 45 do segundo tempo, planeje o seu orçamento e estratégias com antecedência.

5. Não se relacionar com a base de clientes;

O melhor público para se vender durante a Black com certeza são os seus próprios clientes, afinal, eles já confiam e gostam da sua marca, e a data será apenas uma oportunidade para eles adiquirirem mais produtos que eles gostam com um bom preço.

Mas para que isso acontece, o relacionamento com a base de clientes deve ser nutrido ao longo do ano, e isso pode ser feito com posts nas redes sociais, e-mail marketing, conteúdos de blog ou youtube e etc, o importante é que o seu conteúdo chegue até o cliente, e que ele engaje com ele.

6. Falta de planejamento logístico;

Se existe algo que tem o potencial de criar um CAOS na sua empresa durante a Black é a falta de planejamento logístico, afinal, se o fluxo do pedido não ocorre de maneira ágil e organizada um efeito em cascata vai se formando: os pedidos vão atrasando, as mercadorias se acumulam na expedição, o volume de saque aumenta, consequentemente as reclamações também, a má exposição da marca pode evitar novas vendas e etc.

Se você não quer deixar que isso aconteça, prepare-se com muito cuidado neste ponto para não cometer deslizes, afinal não são apenas as vendas que escalam, os problemas podem escalar também.

7. Frete caro durante a Black Friday;

Quando tudo está perfeito durante a Black, mas o frete está caro, é simplesmente desanimador para o cliente, afinal ele ficou um mês namorando o  produto, adicionou ele super empolgado no carrinho, e quando foi finalizar a compra se deparou com um valor de frete maior que o desconto, simplesmente a energia de compra que estava no nível 10, caí para o nível 3 em menos de 1 segundo.

Atualmente existem muitos hubs e serviços de frete com preços muito competitivos, se você ainda não os usa, recomendo que avalie estas opções.

8 . Não destacar as melhores promoções;

Os consumidores cada vez mais desistem mais rápido de fazer uma compra, então se eles não encontrarem logo de cara as promoções durante a Black, serão centenas de vendas que serão perdidas, então invista em banners, etiquetas de descontos, listas de produtos e etc, mas deixe as melhores promoções sempre em destaque.

9. Dar descontos sem considerar a margem;

De todos os erros, este é um que pode ameaçar a vida do seu negócio, dar descontos sem considerar a margem pode realmente te levar a falência, afinal, pode ser que a loja realmente venda muito, mas o saldo no fluxo de caixa vai ficar negativo, pois os produtos não davam margem para pagar os custos.

 

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