Estratégias para reduzir custos de frete de um e-commerce

Atualmente os custos de frete são um dos maiores custos operacionas que todo e-commerce possui, e para todas as lojas é um desafio elaborar estratégias para reduzi-lo, mas continue lendo este artigo para conhecer algumas estratégias que além de reduzir os seus custos, poderão te ajudar a vender mais.

 

Utitlize Hubs de Frete

Existem vários hubs de frete que possuem valores mais atraentes, eles conseguem isso através de integrações com várias transportadoras, então eles podem ser uma boa opção para reduzir o valor do frete.

Um ponto negativo dos hubs, é que a maioria deles trabalha com frete pré pago, o que pode exigir alocar mais caixa do seu negócio para o frete.

 

Assuma cotas mínimas de envio

Imagine que em seu histórico de pedidos você realize 500 vendas por mês que são entregues pela transportadora XYZ, com este dado em mãos, negocie com ela para que o seu e-commerce assuma uma cota mínima de 500 envios por mês em seu contrato, e em contra-partida, negocie um valor de frete mais baixo.

Essa redução além de aliviar o seu custo, pode aumentar a sua taxa de conversão, afinal, a maior objeção de compras dos clientes é justamente ter que pagar o frete.

Mas atenção, somente assuma uma cota na qual tenha certeza que irá conseguir suprir, afinal este tipo de contrato pode prever que ele terá que ser pago mesmo não atingido-a.

 

Otimize as suas embalagens

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas ela pode ter muito impacto no custo de frete, afinal o preço do frete é calculado encima de 2 variáveis que são o peso, e as dimensões da caixa, e quanto mais leve e compacta ela for, menor será o seu custo.

Então se em suas emabalagens está sobrando muito espaço, é um sinal de que é possível comprar embalagens menores para realizar o envio dos seus pedidos, e por sua vez, haverá uma economia nas embalagens também.

Outro fator que pode elevar o custo do frete, é realizar o envio de embalagens em formatos cilindricos, ou formas não retangulares, o que é chamado no mercado logístico de formatos não máquináveis, algumas transportadoras cobram valores adicionais por este tipo de pacote.

 

Use automações de constetações

Existem alguns sistemas que realizam o monitoramento de envios, e quando um pedido está atrasado, ou sofre algum tipo de problema na entrega, eles automaticamente fazem uma reclamação na transportadora para solicitar o reembolso deste frete, ou uma indenização sobre o problema ocorrido.

Atualmente estes tipos de problemas ocorrem com menor frequência, pois o setor logístico no Brasil avançou muito nos últimos anos, mas caso a sua empresa venda em grandes volumes, estas constetações podem fazer diferença em seu financeiro, e também podem gerar maior satisfação em seu cliente, uma vez em que será possível agir proativamente nos problemas em que aconteceram em seu pedido.

 

Utilize serviços de Fullfilment

Se o seu centro de distribuição está localizado no Sudeste, mas grande parte das suas vendas são realizadas no Nordeste por exemplo, já pensou que pode ser mais vantajoso contratar um fullfilment no Nordeste para atender à estes pedidos? Afinal o custo e prazo de envio serão menores.

Quando se considera reduzir os custos de frete deve ser levado em consideração não apenas o envio, mas a logística reversa também, afinal o consumidor pode devolver ou trocar os pedidos, então quanto mais perto você estiver do seu cliente, menores serão os custos.

 

Como essas estratégias podem me ajudar a vender mais?

Quando se reduz o custo de frete, o seu e-commerce terá condições de fazer campanhas de frete com valores de pedidos menores, quando o cliente tiver que pagar o frete, ele também será menor, então os atritos de conversão que são gerados no checkout serão reduzidos, consequentemente a sua taxa de conversão irá crescer.

Havendo mais margem para reinvestir no negócio, será possível lançar novos produtos, testar campanhas e promoções diferentes entre várias outras coisas.

 

Se você gostou das dicas, compartilhe este post com um amigo, e ajude-o à reduzir os seus custos de frete.