AdministraçãoGestãoPlanejamento

Os 7 erros mais comuns ao criar uma Loja Virtual

Criar uma loja virtual pode ser a realização de um sonho, mas também é grande desafio. Muitos empreendedores iniciam esse caminho animados, mas alguns erros comuns podem comprometer o sucesso do negócio online. Neste artigo, vamos explorar os 7 erros mais comuns ao criar uma loja virtual e compartilhar dicas sobre como evitá-los.

 

1. Ignorar a Importância da Experiência do Usuário (UX)

Um dos erros mais graves é negligenciar a experiência do usuário. Se o seu site é confuso, difícil de navegar ou não oferece informações claras sobre os produtos, os clientes podem abandonar a página rapidamente. Invista em um design intuitivo, imagens de qualidade e descrições detalhadas para garantir uma experiência positiva.

Como Evitar: Faça testes de usabilidade, peça feedback de usuários reais e esteja sempre atento às métricas de análise para identificar pontos de atrito.

Lembre-se, com a digitalização e redes sociais, a paciência das pessoas está ficando cada vez menor, então elas não estão dispostas à se esforçarem para comprar, a primeira barreira é uma desistência de compra garantida.

 

2. Estoque Insuficiente

Nada frustra mais um cliente do que descobrir que o produto desejado está indisponível. Manter um controle preciso do inventário e atualizar regularmente os níveis de estoque é crucial para evitar essa situação.

Esse erro parece ser muito óbvio, mas ainda sim é um dos mais comuns, principalmente para quem possui muitas variações de tamanhos, como acontece no mercado de moda, vestuário e calçados.

Como Evitar: Utilize um sistema de gerenciamento de estoque eficiente e sincronize automaticamente com sua loja virtual para garantir informações precisas em tempo real.

Ativar recursos de notificação de estoque mínimo pode ser uma boa estratégia para não se esquecer das reposições.

Dica: considere o estoque mínimo com base no tempo em que o fornecedor gasta para te disponibilizaro o mesmo, assim a garantia de que aquele item sempre estará disponível para venda é maior.

 

3. Ausência de Estratégias de Marketing Digital

Não adianta ter uma loja virtual incrível se as pessoas não a conhecem. Ignorar estratégias de marketing digital, como SEO, redes sociais e campanhas de anúncios, é um erro que pode resultar em baixo tráfego e vendas.

Todo e-commerce sem exceção necessita de investimentos em mídias para gerar tráfego, assim como uma loja física precisa estar bem localizada para atrair mais visitantes.

Como Evitar: Desenvolva uma estratégia de marketing digital abrangente, incluindo SEO, presença ativa nas redes sociais e campanhas segmentadas de anúncios.

 

4. Esquecer da Otimização para Motores de Busca (SEO)

Subestimar a importância do SEO pode resultar em baixa visibilidade online. Se sua loja não está otimizada para os motores de busca, pode ser difícil atrair tráfego orgânico, e a longo prazo o custo de não se fazer SEO se tornará cada vez mais alto.

Como Evitar: Invista em boas prátics de SEO, incluindo pesquisa de palavras-chave, meta descrições, URLs amigáveis e conteúdo relevante para melhorar a visibilidade nos motores de busca.

Aqui no blog já publicamos um artigo apenas sobre SEO, e você pode acessá-lo clicando aqui.

 

5. Não Valorizar Avaliações e Depoimentos de Clientes

Desconsiderar a importância das avaliações e depoimentos dos clientes pode afetar a confiança dos compradores. Se sua loja não exibe feedbacks positivos, os clientes podem hesitar em fazer uma compra.

Como Evitar: Incentive os clientes a deixarem avaliações após a compra. Destaque depoimentos positivos em seu site para construir confiança.

Uma maneira de incentivar mais reviews, é oferecer um cupom de desconto para quem fizer uma avaliação.

Depoimentos salvos nos destaques do Instagram também geram uma boa exposição para a marca.

 

6. Não fazer uma Análise de Dados

O Google Analytics é o melhor amigo de todo gestor de e-commerce, se você não analisa os dados que ele fornece, como histórico de navegação, produtos mais comprados, melhores canais de venda e etc, é impossível realizar uma gestão de maneira estratégica.

Como Evitar: Defina os kpis essenciais da sua operação, e esteja os monitorando todos os dias para identificar se a empresa está se movendo para o caminho certo ou não.

 

7. Não fazer planejamento

Este erro é o último da lista, e talvez seja um dos mais recorrentes e mais letais, se uma empresa não estuda o seu mercado, não pesquisa por aquilo que os seus clientes desejam, e não se planeja para onde ela quer chegar, uma coisa é certa, algo vai dar errado, e pode ser um erro irreversível.

Como Evitar: faça planejamentos onde fique bem claro quais são os objetivos e metas da empresa, e como eles devem ser alcçandos, após isso basta seguir o plano e ir monitorando o atingimento das metas através da análise de dados.

 

Agora que você já conhece os erros mais comuns que todo iniciante comete ao criar uma loja virtual, fique atento para não cometê-los, e desta maneira seu negócio poderá ficar à frente de muitos concorrentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *