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Tudo que você precisa saber sobre e-commerce B2B

O e-commerce B2B é um formato de negócios que já tem uma expansão muito grande e ainda pretende expandir muito mais. Conheça esse formato comigo:

 

Como funciona o e-commerce b2b

O e-commerce B2B, que significa “business to business” em tradução literal significa de “negócio para negócio”. É um formato onde na maioria das vezes as negociações são em grandes quantidades, ou seja, no atacado.

Esse formato envolve duas empresas, em que uma delas vende e a outra compra para revender. Com esse tipo de público é mais fácil saber quais estratégias serão utilizadas e com um direcionamento bem melhor a eles, bem como as ações de marketing. Quando se trabalha com o público atacado, sabemos que essas pessoas já sabem o que querem comprar e vão diretamente nas lojas que se enquadram com o que procuram, ao contrário dos clientes finais, nas quais é necessário induzi-los de formas mais complexas e detalhistas a comprar.

 

Como entrar no mercado B2B

Uma ótima forma de definir se seu trabalho é também B2B, seria analisando se o que você fornece, pode ser distribuído no atacado para outras empresas, quais são suas margens de lucro, se você é o fabricante ou distribuidor e se outras empresas precisam comprar o seu produto. Se a resposta for sim, sua relação entre empresa e fornecedor se trata de uma negociação B2B.

Com ele seu ticket médio é bem maior pois as compras realizadas são com um valor mais alto. Além de fornecedores de produtos também existem fornecedores de serviços, como plataformas de marketing para empresas, plataformas de comunicação para empresas, entre várias outras.

 

As diferenças entre os e-commerces B2B e B2C

A principal diferença é o publico alvo, em que o B2B é focado em empresas e o B2C é focado no consumidor final, veja abaixo outras questões que as tornam mais diferentes ainda:

  • Na venda para empresas, o tempo demorado para decidir uma compra é muito maior que o tempo que um cliente leva para se decidir, pois passa por muito mais processos até o momento final de decisão.
  • O valor praticado para empresas, normalmente são valores menores, devido à quantidade de produtos comprados numa só negociação. Consequentemente, o fornecedor dos produtos, ganham mais no giro/quantidade de mercadorias vendidas.
  • O consumidor geralmente compra com base nos seus gostos pessoais, já as empresas, compram com base nos gostos do público em que ela atende.
  • Geralmente no formato B2B cria-se uma conexão, fazendo-o comprar mais vezes com o mesmo fornecedor. Já no B2C isso pode mudar a qualquer momento, pois o cliente tem facilidade para migrar para outras lojas por conta da pesquisa de mercado, preços, atendimento entre outros fatores.

 

Recursos da Irroba para B2b

Aqui na Irroba temos diversas facilidades para clientes que vendem para empresas. Confira algumas abaixo:

 

  • Regras de desconto por quantidade

Em uma compra com um valor mínimo poderá ser oferecido um desconto no valor da compra ou em cada produto, determinando a quantidade de produtos que a empresa precisará adquirir para estar apto ao desconto;

 

  • Meios de pagamento exclusivos

Em vendas de atacados, aqui na Irroba conseguimos auxiliar sobre qual meio de pagamento você poderá utilizar, como por exemplo: no varejo utilizar cartão de crédito, PIX e boleto e no atacado apenas PIX e boleto;

 

  • Grupos de cliente

Poderão ser criados grupos de clientes específicos e para cada grupo uma promoção específica, podendo diferenciar a promoção dos seus clientes B2B e B2C. Com essa promoção é mais fácil ter um controle de para qual cliente está vendendo, de que outros grupos não conseguirão ver a promoção do grupo em que ele não está;

 

  • Meio de pagamento faturamento

Com os métodos de pagamento que temos disponíveis na Irroba, é possível a criação de pagamentos a prazo, de acordo com o que o próprio lojista decidir.

 

Com essas opções fica muito mais fácil vender no atacado, né? Confira na nossa plataforma como iniciar suas vendas B2B agora mesmo.

 

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