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Estratégias de vendas em marketplaces

As vendas em marketplaces estão aumentando cada vez mais com o passar do tempo, e é importante estar por dentro das melhores estratégias para se tornar competitivo nestes canais de vendas. Por isso, fique ligado em todas as dicas que você verá neste artigo!

 

A importância dos marketplaces

Com a expansão das vendas online o marketplace cresceu muito mais por ser uma ferramenta com vários anúncios e anunciantes.

No meio da pandemia, aumentou em mais de 50% a procura por produtos em marketplaces, e pesquisas mostram que 90% do publico que compra online, utilizam plataforma de markeplaces para comprar, e vão continuar comprando dessa forma.

Eles dão a oportunidade aos lojistas de apresentarem seu produto em uma loja que já existe no mercado e que as pessoas já confiam e sua reputação aumenta, assim fica muito mais fácil gerar vendas e novos clientes. Além disso, também é possível que o lojista consiga vender mais pois o cliente pode comprar em vários lugares em uma mesma compra.

 

Estratégias de vendas em marketplaces

Para alcançar as melhores métricas vendendo em marketplaces é preciso pensar nas melhores estratégias possíveis, veja só:

 

  • Pesquise a concorrência:

Vendendo em marketplaces é possível identificar as lojas quem vendem o mesmo que você, e a partir daí é necessário ter um olhar de melhoria e diferenciação, ser melhor do que qualquer concorrente que realiza vendas nos marketplaces junto a você.

Faça o que eles não fazem, pesquise mais sobre seu produto para maior conhecimento, os clientes veem isso. E assim, seu produto passará na frente, em meio a tantos.

 

  • Conheça e saiba a jornada de compra dos seus clientes:

É preciso analisar o comportamento de compra dos seus clientes, para entender seus perfis e poder criar campanhas e ofertas mais direcionadas e como tudo leva a algo, aprendendo sobre seus clientes você poderá proporcionar uma melhor experiência de compra e consequentemente serão alcançadas ótimas avaliações, que dentro dos marketplaces são de extrema importância devido os clientes se basearem bastante nisso, e também pode aumentar muito sua reputação dentro da plataforma.

 

  • Precificação correta faz toda a diferença: 

A questão de preços também é algo a se olhar com carinho e cuidado. Muitas vezes as pessoas procuram plataformas para que assim consigam fazer análise de mercado em questões de preço, portanto, tenha preços na média de forma que não prejudique seus lucros.

Umas das maiores táticas é aplicar preços um pouco acima, juntamente com um desconto, para causar a sensação de que seu produto é valorizado e por determinado prazo está com um valor “igual” ao dos concorrentes

 

  • Invista no marketing digital: anúncios e publicidade:

Utilizando as ferramentas de publicidade é possível colocar seu produto em visualização por mais pessoas, e esses anúncios podem ser feitos direto pelo marketplace, com opções de “planos” de anúncios de acordo com o tipo de formato em que irá publicar seus produtos.

Os números obtidos com a publicidade utilizada corretamente pode dar um up no seu negócio e trazer muitas vantagens, portanto, vale a pena gastar um pouquinho a mais para aumentar a taxa de conversão e prospecção de clientes.

 

  • Frete rápido e barato é um grande atrativo:

Um dos maiores índices de abandono de carrinho está no frete de alto valor. Então aconselhamos que escolha uma plataforma de transporte que apresente o melhor custo benefício possível, tanto para diminuir o abandono, quando para aumentar a taxa de conversão.

 

  • Criar promoções para aumentar as vendas, e ganhar maior visibilidade como seller, e consequentemente gerar uma boa nota de reviews;

A reputação do cliente dentro do marketplace é algo muito importante e levado em consideração, principalmente por você subir seu “ranking” com base em avaliações de clientes. Para construir isso dentro dessas plataformas é necessário cativar os clientes de alguma forma, seja com promoções de desconto progressivo ou valor mínimo para receber um desconto ou fretes interessantes para fechar a compra. Com isso, o cliente pode comprar mais e subir seu ticket médio.

 

  • Crie kits de produtos para oferecer anúncios mais competitivos, e atrair clientes com um ticket médio maior;

Os famosos “outfits” podem fazer seu cliente se interessar mais e a preferência de compra pode ser você. Os outfits criam a sensação de que o cliente pode obter mais produtos por menos preço, e comprando um conjunto de produtos, seu valor de compra será maior, também indicando aumento de ticket médio.

 

  • Utilize todos os recursos de descrição, e tags para aumentar a chance de ter seu anúncio visualizado, e na descrição seja persuasivo para aumentar a taxa de conversão

Uma descrição bem feita mostra ao cliente que você entende o que está falando e leva a sensação de que qualquer dificuldade que ele tiver, será acolhida por alguém que entenda do assunto, além de transmitir credibilidade e confiança de comprar aquele produto.

Assim como as tags, subindo as chances do seu site ser apresentado em pesquisas feitas por clientes com aquele assunto relacionado.

 

Integre seu e-commerce a um Marketplace

Agregar valor ao seu e-commerce, também inclui ser visto e lembrado, e nada melhor do que estar nas plataformas de venda online mais acessadas do mundo, Apesar de terem propostas diferentes, cada um tem sua importância, como o marketplace em te ajudar a ser visto por mais pessoas, quando o e-commerce sendo um lugar reservado para você e seus produtos em específico.

Além desses pontos de vantagem em possuir marketplaces, não podemos esquecer da confiança. Quando um cliente vai comprar em sua loja uma primeira vez, ele pode até ficar com um pé atras, porém o marketplace transmite certa confiança, já no e-commerce é mais difícil ter certeza que seus dados de cadastro e pagamento estão protegidos, ou até mesmo que seu produto chegará em sua casa.

Em muitos lugares se comparam o e-commerce e o marketplace a um shopping, em que o marketplace é o shopping e o e-commerce é a loja que existem dentro do shopping. Ambos são essenciais, se um cliente entra em um marketplace, encontra você e se identifica, provavelmente ele vai chegar à sua loja.

O ideal, é estar em mais de um marketplace por não ter uma certeza do futuro, se as taxas no que você está irão aumentar, se ele deixará de existir, então para que seu negócio continue ativo, trabalhe em varios ambientes.

Se você deseja se aprofundar mais nas dicas e diferenças de e-commerce e marketplace, não deixe de acessar nosso artigo exclusivo para esse assunto.

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