metas para e-commerce

Todo mundo deseja vender mais, não é mesmo? Então confira algumas metas essenciais para que o seu e-commerce nuca pare de crescer!

Meta de Faturamento

Vamos começar este post pela principal meta, que é o faturamento, afinal vendas e faturamento estão diretamente relacionados, mas como definir uma meta atingível de faturamento?

Existem algumas maneiras diferentes de definir está meta, e vamos apresentar estratégias que você pode aplicar para definí-la:

 

Análise de histórico de crescimento

Se o seu e-commerce já vende há pelo menos 1 ano é possível analisar os resultados anteriores, e comparar as taxas de crescimento, então se a cada ano a sua média de crescimento é de 5% por exemplo, será possível projetar que para o próximo ano é esperado que se creça pelo menos 5%.

 

Pesquisa de demanda

Caso você não possua um histórico de vendas é possível realizar uma pesquisa de demanda, e existem algumas ferramentas que podem ser usadas neste processo, que são:

 

  • Planejador de palavras chave do Google Ads;
  • Sem Rush;
  • Google Trends;
  • Ubersuggest;
  • Similarweb;
  • Keyword Tool;

Através destas ferramentas é possível realizar pesquisas de volume de buscas por palavras chaves relacionadas aos produtos que o seu e-commerce vende, e algumas deles permitem até realizar uma análise de volume de pesquisas por mês, estas ferramentas também trazem insights valiosos como: custo por clique, nível de competição, principais players que mais recebem cliques nestas palavras chaves.

Com base nestas informações você deverá criar uma planilha que te indicará o máximo de volume de pesquisas, e a média de custos por clique que o seu nicho possui, e através destes dados e com o seu orçamento disponível será possível calcular a quantidade de visitas que o seu site receberá, e à partir das visitas a taxa de conversão.

 

Vamos a um exemplo mais prático:

 

Imagine que as palavras chaves possuem um custo por clique de R$ 0,30, e que seu orçamento é de R$ 5.000,00 por mês, sendo assim:

R$ 5.000,00 / R$ 0,30 = 16.666 visitas.

Considerando uma taxa de conversão de 1%, geraria algo em torno de 166 pedidos, e supondo que o ticket médio seja R$ 200,00, então o faturamento seria de R$ 33.333,33.

Viu como é simples realizar uma projeção?

Mas atenção! No mundo real os números nem sempre são tão exatos desta maneira, o ticket médio, CPC, e taxa de conversão sofrem flutuações, então a meta é justamente para te guiar se os resultados estão dentro do esperado, caso não estejam, é o momento de rever as estratégias.

 

Meta de Ticket Médio

O ticket médio é uma das variáveis que mais podem mudar o nível de jogo do seu e-commerce, pois caso você mantenha o mesmo custo, e a mesma quantidade de vendas, mas aumente o ticket médio, tanto o seu faturamento quanto a margem de lucro vão subir, isso é algo meio óbvio, mas sempre cabe um reforço.

Mas como posso aumentar o ticket médio? Algumas estratégias são:

  • Combos de produtos;
  • Frete Grátis acima de X;
  • Brinde acima de X;
  • Lançamento de produtos mais premiums;
  • Desconto progressivo;

Estes foram apenas alguns exemplos de ações que ajudam a aumentar o ticket médio, então se você não estava pensando em metas para ele, pare e dê uma atenão especial, afinal ele pode mudar muito o seu resultado.

 

Meta de ROI (Retorno sobre o Investimento)

O investimento mais caro é aquele que não te proporciona retorno! Mas planejar uma meta de ROI alto pode ter uma pegadinha.

Quando o negócio está em estágios iniciais muitas das vezes é mais vantajoso reduzir o ROI para que a empresa aumente a captação de novos clientes que se tornarão compradores recorrentes, então se o seu ROI é muito alto, pode ser que esteja perdendo o seu poder de escala, ou que esteja investindo muito pouco no crescimento da sua empresa.

Sendo assim, para o ROI é necessário definir uma meta mínima e máxima, a mínima a ponto da empresa não ficar no negativo, o máximo a ponto de não perder escala.

 

Meta de Recompra

É comum ouvirmos no mercado que uma pessoa só se torna cliente de um e-commerce quando ela compra pela segunda vez, afinal a primeira compra geralmente é feita para validar se a qualidade da marca atende as expectativas do cliente.

Constuir um e-commerce que possui baixa recorrência pode ser um grande risco, pois a medida em que a publicidade online está se popularizando, está ficando cada vez mais caro conquistar novos clientes, e consequentemente a margem começa a ficar mais apertada.

Para não sofrer esse mal é importante definir uma taxa mínima de recompra, e quais serão as estratégias adotadas para garantir que os clientes comprem novamente.

Dica: não pense apenas em campanhas e automações de marketing, muitas das vezes o cliente pode não voltar mais porque a loja não possui produtos complementares, ou de upgrade para que ele possa comprar.

 

Você já havia planejado todas estas metas para o seu e-commerce? Conte nos comentários quais metas você costuma definir em sua empresa.