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O Guia Completo para começar a Vender Online Através da Irroba E-commerce

Se você chegou até esse post é porque deseja vender online, e escolheu a Irroba como plataforma de e-commerce, e para te ajudar a alcançar o sucesso com o máximo de velocidade, preparamos este post com tudo o que é necessário para sair do zero e gerar a sua primeira venda.

Borá lá?

 

1 – Configure a plataforma

Quando você inicia uma loja virtual é necessário realizar diversas configurações como: instalar o meio de pagamento, definir regras de frete, cadastrar produtos e etc. E por este passo ser tão essencial, sugerimos que comece por ele.

Mas em qual ordem devo começar? Sugerimos que siga está sequência:

 

  • Cadastro de produtos;
  • Cadastro de categorias;
  • Meio de Pagamento;
  • Formas de Envio;
  • Layout;
  • Apontamento do domínio;

 

No painel administrativo da plataforma você encontrará um guia de como realizar todas estas configurações, como no exemplo abaixo:

 

 

Além disso, também contamos com artigos de todas as configurações da plataforma em nossa base de conhecimento, que você pode acessar clicando aqui.

Em nosso canal do Youtube há também uma playlist que demonstra como todas as configurações devem ser realizadas, para acessá-la clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=lHFH8U9pnto&list=PLo4VtYs-AnBmYEs7NTOfUb2X1_2x7uZmZ

 

Caso você prefira pular estas etapas de configuração, e deseje receber o seu e-commerce pronto para começar a vender, a Irroba oferece serviços de implementação de e-commerce, e para saber mais sobre eles fale com a nossa equipe através do Whatsapp: (16) 3706-9792.

 

Mas atenção! Apenas configurar a loja não é o suficiente, é necessário que o seu layout e cadastros estejam bem preparados para que convença os clientes à comprarem, e para te guiar em como criar um site de alta conversão criamos uma aula especial que traz muitas dicas e sacadas, e você pode acessá-la abaixo:

 

2 – Divulgue a sua loja

Ter uma loja virtual que não é divulgada é semelhante a abrir uma loja no centro do deserto do Saara, simplesmente ninguém vai encontrá-la.

Se no varejo físico a localização da loja é crucial para o sucesso, no mundo virtual o tráfego seria o equivalente, afinal ambos levam pessoas até a loja.

Quais são os meios de divulgar um e-commerce? Confira a lista:

  • Tráfego pago;
  • SEO;
  • E-mail Marketing;
  • Influencers;
  • Acessoria de Impresa;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Marketplaces;

Vamos detalhar um pouco mais de como é possível investir nestes canais:

 

Tráfego Pago para E-commerce

Podemos dizer que tráfego pago consiste em investir em ferramentas de divulgação que exibem anúncios patrocinados para as pessoas através das redes sociais, links de pesquisa ou em portais de notícia.

Os dois principais canais de tráfego pago no Brasil são Google Ads e Facebook Ads, mas além destes canais também temos: Criteo, Taboola, Voxus e etc.

Para um e-commerce que está iniciando a sua operação é mais recomendado concentrar seus esforços no Google e Facebook, pois são meios de divulgação que podem ser iniciados com baixo investimento, e possuem baixa curva de aprendizagem.

Mas não pense que basta simplesmente criar uma campanha que automaticamente as vendas irão acontecer, é necessário conhecer as ferramentas, planejar uma boa estratégia, e criar anúncios que conveçam as pessoas a comprarem.

Para seguir neste caminho de investimento em tráfego pago há duas opções, você pode estudar e criar as suas campanhas por conta própria, e a outra maneira é terceirizando o trabalho para uma agência ou profissional de marketing, ambos os caminhos possuem vantagens e desvantagens, cabe à você decidir qual deles faz mais sentido para o negócio.

Caso opte por estudar e criar as campanhas por conta própria, vamos listar abaixo alguns materiais que podem te ajudar nesta jornada:

 

Aula sobre como criar as suas primeiras campanhas:

 

 

Além desta aula você também pode acessar os seguintes artigos:

 

Principais erros de tráfego pago para e-commerce

Estratégias de Marketing Digital para Impulsionar as Vendas Online

Remarketing para e-commerce: saiba como conquistar mais clientes

O que são e como criar públicos de remarketing no Facebook Ads?

 

Além destes conteúdos, também recomendamos que siga as principais autoridades sobre o assunto na internet que são: Pedro Sobral, Tiago Tessmann, Rafael Rez, Fabio Ricotta e Diego Santana, através do Youtube e Instagram será possível encontrar muito conteúdo de qualidade destes profissionais.

 

SEO – Search Engine Optimization

SEO são técnicas de otimização de sites para que eles possam ser melhor rastreados pelos buscadores como o Google afim de que isso faça com que o site seja exibido em maior destaque nos resultados de pesquisa.

Essas otimizações são importantes para todos os e-commerces, afinal o SEO ajuda a realizar vendas com um menor custo de aquisição de clientes.

Mas as técnicas de SEO levam tempo para gerar resultados, em suas estratégias ele deve ser considerado como uma fonte de resultados de médio à longo prazo.

Com o avança das inteligências artificiais está se tornando mais fácil produzir conteúdo, então a tendência é que a concorrência no SEO só irá aumentar, e quem produzir conteúdo original e de qualidade é quem irá se diferenciar.

Neste post não é possível falar sobre a totalidade do SEO, pois ele é um assunto muito extenso, apenas no Google são mais de 200 fatores que influenciam na indexação de uma url nos resultados de pesquisa.

Mas para te ajudar, vamos sugerir a leitura deste artigo que se aprofunda um pouco mais no assunto: Como Criar uma Estratégia de SEO para a Sua Loja Virtual.

 

E-mail Marketing

Todos os dias surge um novo artigo na internet dizendo que o e-mail marketing morreu, o que é um completo absurdo, o e-mail ainda é um excelente canal de vendas e relacionamento, então não substime o potencial deste canal.

Para e-commerces que estão iniciando a sua operação tende a levar mais tempo até começar a perceber os primeiros resultados do e-mail marketing, pois o tamanho da base de leads ainda será muito pequeno para que ele atinja todo o seu potencial de conversão.

Um ponto que cabe destaque, é que se um e-commerce já nasce com uma estratégia de e-mail marketing e CRM, se relacionando com a sua base, perguntando o que ele deseja, quais são as suas dores, compartilhando conteúdo insipiracional, e até mesmo dicas de uso dos produtos, isso gera não apenas novas vendas, mas engajamento e branding.

Então se você busca vender recorrentemente para os seus clientes, considere desde o ínicio planejar estratégias de comunicação através do e-mail.

 

Influenciadores

Nós temos milhares de exemplos de influenciadores que possuem uma multidão de fãs, e essa audiência pode ser aproveitada para gerar endosso de marca e até mesmo vendas, mas para que uma estratégia de divulgação com influencers gere resultado é preciso se atentar há alguns pontos.

Escolha um influencer que compartilhe os valores da sua marca, e que seus seguidores sejam potenciais clientes, afinal se este ponto básico não se conectar há um risco de se queimar, e de investir um dinheiro que apenas trará resultados negativos.

Outro ponto importante, é que apenas 1 story não faz milagres, para que o influencer gere resultados o ideal é que seja um trabalho constante, com vários posts, e de preferência em tons mais casuais, afinal as pessoas estão cansadas daquela pubilicidade forçada, elas querem se conectar com a marca, ou com o resultado que o seu produto gera.

 

Acessoria de Impresa

Os canais tradicionais de mídia como: revistas, publicações em portais, merchandising na tv, rádio entre outros, também pode ser um canal de divulgação de produtos, o único ponto negativo destes canais é que são mais díficeis de serem rastreados.

Quando os produtos possuem um ticket médio muito alto, ou possuem um perfil de venda mais corporativo, estes canais podem fazer sentido, pois eles reforçam a autoridade da marca.

Se o seu orçamento de mídia é baixo, prefira investir no tráfego pago, pois são resultados tendem a ser mais rápidos e são mensuráveis.

 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo está muito relacionado com SEO, e nele basicamente são produzidos materiais que demonstram como as dores do cliente podem ser resolvidas, e em meio à estes conteúdos os produtos são apresentados de maneira mais sútil, de modo que o próprio cliente perceba que o produto da empresa resolve a dor que ele está sentido.

Os formatos mais comuns de conteúdos são: e-books, vídeos, artigos de blog, infográficos e planilhas.

Para um e-commerce os dois formatos que mais se destacam são artigos de blog, e vídeos, e você pode investir nos seguintes tipos de conteúdo:

  • Como resolver o problema XYZ;
  • Review do produto XYZ;
  • Unboxing do produto XYZ;
  • Comparativo do produto A vs B;
  • X dicas para usar o produto XYZ;
  • Como escolher um produto;
  • X erros mais comuns ao usar o produto XYZ;

Este tipo de conteúdo é muito pesquisado no Youtube e Google, e se uma pessoa te conhece demonstrando qual é a melhor decisão que ela pode tomar em relação a um determinado produto, isso com certeza influeciará muito na escolha da sua loja para realizar a compra.

Assim como o SEO, o marketing de conteúdo leva tempo para gerar resultados, mas a longo prazo a sua marca estará há uma grande distância de seus concorrentes pela autoridade que ela terá criado.

 

Marketplaces

Os marketplaces são canais de venda que exigem o menor investimento, afinal somente haverá custos caso a venda seja realizada, pois eles cobram comissão por venda, que geralmente estão entre 16% à 30%.

Os marketplaces mais populares do Brasil são:

  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Mercado Livre;
  • Via Varejo;
  • Shopee;
  • Amazon;
  • Dafiti;

Você pode facilmente vender nestes canais através da integração da Irroba, basicamente será necessário apenas criar uma conta no marketplace, conectar ela com a plataforma e começar a exportar os anúncios.

A vantagem de se realizar a integração é que será possível gerenciar as vendas de múltiplos canais em um único painel.

 

3 – Otimização constante

Agora que a sua loja virtual já está criada, o próximo passo é investir em constantes melhorias, sejam elas para reduzir o custo de aquisição de cliente, aumentar a taxa de conversão ou reduzir custros da operação.

Para que um e-commerce cresça de maneira sustentável é inevitável que você esteja sempre atento ao que pode ser otimizado.

Existem diversas ferramentas que te ajudarão neste processo de otimização de conversão, onde será possível analisar o tráfego do e-commerce, conversão por canais, o funil de vendas, mapas de calor de acesso dos usuários, e etc.

As ferramentas mais comuns para realizar estas análises são:

  • Google Analytics;
  • Hotjar;
  • Microsoft Clarity;
  • Navegg;
  • Semrush;

Mas além de otimizações de conversão, também é possível aplicar otimizações de gestão, para isso será necessário contar com um bom ERP, onde todas as movimentações de estoque, contas a pagar e a receber, pedidos e etc sejam rastreados, assim será possível visualizar onde estão ocorrendo gargalos.

 

Para te ajudar nesta missão de otimização de um e-commerce também preparamos uma aula que você pode acessar abaixo:

 

 

Este artigo não esgota todas as possibilidades de crescimento e geração de vendas de um e-commerce, mas o seu objetivo é de mostrar os caminhos mais comprovados para o sucesso da sua loja.

Ainda ficou com alguma dúvida? Não exite em falar com a nossa equipe através do Whatsapp: (16) 3706-9792, será um prazer lhe ajudar a vender mais.

Desejamos ótimas vendas!

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