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Remarketing para e-commerce: saiba como conquistar mais clientes

Os usuários da internet encontram muitas propostas todos os dias. Por isso, nem sempre é possível conquistar o maior número possível de clientes de uma vez só. Para tanto existe o remarketing.

É bastante possível que você já tenha entrado no site de uma empresa, colocado produtos no carrinho, mas por algum motivo não tenha conseguido completar a compra.

Nesses casos, é comum que ofertas semelhantes àquelas que você não concretizou apareçam em outros sites que você visite depois.

Sendo esse é um exemplo clássico de remarketing para e-commerce.

Portanto, leia o texto a seguir para descobrir o que é remarketing, a importância dele para o e-commerce e estratégias para aplicá-lo adequadamente.

O que é remarketing?

O remarketing ou retargeting é uma ação destinada para atrair os usuários que visitaram um e-commerce, mas não completaram a compra.

Nesse contexto, anúncios dos produtos visualizados são mostrados em outros sites. É uma forma de relembrar o usuário da compra não concluída e atraí-lo novamente para o e-commerce.

Esses novos lembretes podem ser realizados por meio de redes sociais, como no Instagram Ads, e também podem ser associados a vantagens como descontos e produtos relacionados.

Como essa tática funciona?

A base do remarketing é um arquivo chamado cookie, um arquivo de texto que armazena informações dos visitantes.

Os cookies guardam dados como:

  • Login;
  • Senha;
  • Produtos visualizados;
  • Endereço de IP.

Com essas informações em mãos, as empresas podem trabalhar o remarketing a partir de estratégias de marketing digital a fim de aumentar o número de conversões e o nível de fidelização da base de clientes.

A importância do remarketing para seu e-commerce

A principal vantagem do remarketing é o aumento das conversões. Ficar atento ao comportamento dos visitantes garante que a empresa tenha formas de aumentar sua popularidade.

Expor seus produtos mais vezes na internet mostra as vantagens que a compra com a sua empresa representa, portanto, é importante saber também como funciona o Facebook Ads.

É possível realizar uma persuasão mais sutil, o que faz com que a marca seja mais reconhecida ao longo do tempo e também atrair mais tráfego para o e-commerce.

Outra grande vantagem é poder segmentar suas ofertas para os perfis mais propensos para a compra. Isso pode ser feito por meio de ferramentas como anunciar no Google Ads.

Por fim, o remarketing garante a diminuição do abandono de carrinho.

Estratégias de remarketing

Uma estratégia de remarketing efetiva depende do uso de ferramentas personalizadas e de muita organização

Sendo assim, confira nos tópicos abaixo, dicas sobre como fazer uma boa campanha de remarketing.

Faça uma lista com os visitantes do site

As listas são a base de várias plataformas de retargeting, como Facebook Ads e Google Ads.

Comece compondo um guia com todas as pessoas que visitaram seu site de acordo com o período de tempo que você definir.

Assim, é possível ter noção dos tipos de pessoas que se interessaram no seu produto.

Separe os visitantes em categorias

Uma forma eficiente de ter um panorama completo e detalhado dos visitantes é separá-los em categorias.

Dá para separar os usuários de acordo com o tipo de produto que eles visualizam ou pela média de preço do que foi visualizado.

Pense em upsell e cross-sell

O upsell consiste em ofertar produtos mais avançados em relação aos que o consumidor já comprou.

O cross-sell se trata de oferecer produtos complementares a produtos comprados recentemente.

Ambas técnicas dizem respeito a consumidores que já foram convertidos. O ponto é fazer com que eles voltem a comprar no seu e-commerce.

Personalize seus anúncios

Quanto mais personalizado for seu anúncio, maior será a eficiência dele.

Campanhas de e-mail marketing, por exemplo, devem se dirigir ao usuário pelo nome, ter CTA atraentes e apresentar ofertas que se relacionem com os hábitos de consumo daquela pessoa.

Seja cuidadoso com a frequência

A empresa não pode exagerar no número de exibições diárias de um anúncio. Esse exagero pode levar o consumidor a sentir que está sendo perseguido ou simplesmente despertar a antipatia dele.

O ideal é exibir o mesmo anúncio até 6 vezes por semana, ou seja, seguir essa média evita desistências por motivos facilmente contornáveis.

O remarketing é extremamente útil para trabalhar a fidelização da sua base de clientes.

Existem muitos motivos que podem levar um consumidor a não concluir uma compra, como esquecimento, falta de tempo, encontro de ofertas mais atrativas, entre outros.

Aplique as estratégias elencadas nesse texto para garantir que as pessoas retornem à sua loja virtual cada vez mais e veja as conversões aumentarem.

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