GestãoOperaçãoPlataforma

Diferenças entre E-commerce e Marketplace

Acompanhe nesse artigo o que é um E-commerce e um Marketplace e o que os diferencia, quais são os benefícios.

 

O que são os Marketplaces e E-commerces, e quais são as diferenças?

Um e-commerce se trata de uma loja virtual, que pode ser criada por desenvolvedores da loja em questão ou por plataformas de e-commerce que será uma vitrine exclusiva do lojista. Já o Marketplace se trata de uma plataforma onde várias pessoas podem anunciar seus produtos em um só lugar. Em ambos, existe a oportunidade de quem quer empreender abrindo sua própria loja sem a necessidade de sair do conforto de casa, principalmente hoje em dia que tudo ficou mais tecnológico, consequentemente as pessoas preferem comprar pela internet, também pelo mesmo motivo.

Mas afinal, quais a diferenças entre Marketplace e E-commerce?

  • Variedade e concorrência: no Marketplace existem diversos tipos de produtos, que podem ser parecidos com o que você vendem e até mesmo igual, por isso é necessário estar sempre sendo visualizado pelos clientes que passam, ter boas fotos do produto, uma grande descrição, para ser um diferencial no meio de tantos produtos parecidos e iguais, por outro lado, se você está no começo, o Marketplace pode oferecer uma visualização para seus produtos pois é um lugar que já é acessado por várias pessoas durante o dia. Já no e-commerce, a plataforma é completamente sua, seus produtos, sua forma de venda e de exibição, que pode ser personalizado de acordo com o que deseja, porém existe mais dificuldade do seu produto aparecer nas pesquisas Google ou outras pesquisas por se tratar de uma loja virtual e não uma plataforma de Marketplace que já é famosa.
  • Visibilidade: Conforme explicado no tópico anterior, é mais fácil ter uma visibilidade e uma captação mais fácil de clientes através do Marketplace devido a popularidade e nome que as plataformas têm. Com o tempo, a visibilidade vai crescendo no seu e-commerce, de acordo com as estratégias utilizadas, o atendimento e a reputação da loja, que irá retornar em clientes fiéis que comprariam na sua loja.
  • Lucro e investimento: Nesses quesitos precisam ser analisados duas coisas: o quanto você está investindo na loja/marketplace e o quanto isso está dando retorno? De acordo com a resposta, será fácil saber o que compensa priorizar mais na sua loja. O marketplace e o e-commerce tem formatos diferentes de venda, marketplace é cobrado uma porcentagem por venda, porém a visualização passa a “aparecer” para mais pessoas, já o e-commerce, o valor das vendas é inteiro para o lojista, porém as pessoas precisam acessar diretamente a sua loja.
  • Comunicação: Com um e-commerce próprio será possível realizar um contato mais humanizado com os clientes, criar uma intimidade maior com o seu público e realizar atendimentos personalizados. Já no Marketplace a comunicação é intermediada pelo próprio marketplace.
  • Autonomia: Dentro do seu e-commerce você poderá personalizar a loja com a sua cara e identidade visual, ter um atendimento personalizado com seus clientes, incluir PopUps de promoções, entre várias outras coisas que vão de acordo com o formato que deseja trabalhar. E não é possível trabalhar dessa forma no Marketplace, no qual apenas serão anunciados seus produtos em uma plataforma com um design já criado.

 

Qual escolher, E-commerce ou Marketplace?

Não existe o melhor, são propostas diferentes. Com as questões que levantamos neste artigo será possível analisar qual tipo de estratégia de vendas você prefira utilizar. A melhor forma seria juntar ambos os tipos de venda online para trabalharem juntos, assim você conseguirá abranger o público e aumentar a quantidade de vendas. E é possível que você venda das duas formas acompanhando os pedidos da loja e do marketplace por uma página apenas, da forma que trabalhamos na irroba. Temos integração com Dafiti, Mercado Livre, Netshoes e muitos outros, venha conferir!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *