FinanceiroGestãoPlanejamento

Conciliação de pagamentos

A conciliação de pagamentos  é um ponto importante a ser analisado em uma empresa. Confira:

 

O que é a conciliação de pagamentos

A reconciliação de pagamento é um processo que ocorre regularmente em cada empresa para garantir que todas as transações sejam precisas e tenham os valores corretos. É importante realizar esse processo regularmente para evitar perdas e reclamações de clientes, fornecedores e funcionários. Ao fazer isso, a empresa estará em melhor saúde financeira e poderá aumentar sua lucratividade.

A importância da conciliação de pagamento se dá devido a situações que podem acontecer eventualmente, como repasse de valor e taxas cobradas pelas adquirentes divergentes, fraudes e falhas de sistema. A partir daí, você poderá comparar os dados fornecidos e lidar com possíveis discrepâncias com o adquirente.

 

Como fazer conciliação de pagamentos

A realização da reconciliação financeira depende basicamente de quatro etapas. Agora vamos dar uma olhada em cada um deles.

 

  • Cultura de análise de contas

É necessário sempre registrar todas as entradas e saídas da conta, incluindo taxas e juros (se houver). Se uma empresa não possui essa cultura, ela não pode controlar e realizar avaliações futuras.

 

  • Análise de valores

É necessário analisar os valores para se certificar que os valores iniciais e finais estão correspondentes ás datas.

 

  • Análise de detalhes

A conferência não é apenas para analise de valores, a diversão continua: é preciso verificar se todos os dados correspondem aos dados registrados pelo controle interno (como datas, horários…). Isso minimiza o risco de multas, por exemplo, por atrasos.

 

  • Armazenamento e correção

É necessário armazenar os dados coletados para não se perder no meio das contas e taxas, e aplicar todas as correções caso seja identificado alguma falha.

 

Relatórios da plataforma que ajudam na conciliação

Na Irroba concedemos acesso a relatórios que podem auxiliar grandemente no momento de realizar suas conferências de repasses, taxas, datas, pedidos, e muito mais, como:

  • Relatório de pedidos;
  • Relatórios de pedidos por meio de pagamento;
  • Relatórios personalizados (com a possibilidade de escolher todos os dados que serão exportados);
  • Relatórios de valor líquido de pedidos;

Entre vários outros que podem facilitar muuuuito esse trabalho. E você? Já conhecia nossa infinidade de relatórios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *