Confira nesse artigo
Os vídeos se tornaram o principal formato de conteúdo consumido nas redes sociais, prova disso é o sucesso do TikTok, e se você ainda não produz vídeos para a sua loja virtual, pode estar perdendo uma grande oportunidade de vendas, então continue lendo para saber como usar os vídeos no seu e-commerce.
Cenário para produzir seu vídeo
Existem várias maneiras de fazer a ambientação, onde é possível utilizar desde um simples fundo branco, até cenários complexos com iluminação avançada, mas qual é o tipo de ambientação ideal? É aquela em que a sua operação consegue produzir conteúdo.
Não é necessário investir rios de dinheiro em cenários, o importante é que o vídeo consiga ser gravado com boa iluminação, e com um fundo confortável para quem está assistindo.
E quando o assunto é iluminação, simples equipamentos como ring lights, e softbox podem ser utilizados, apenas para que os seus produtos não apareçam com sombras durante a gravação, ou que a imagem não fique nítida o suficiente.
Formatos de conteúdo
Há vários formatos diferentes de vídeos que podem ser produzidos para uma loja virtual, e vamos listar abaixo alguns deles:
- Demonstração de uso;
- Comparativos;
- Review;
- Unboxing;
- Inspiracional / Coleção;
- Dicas de uso;
- Tutoriais;
- Demonstrativos de upgrades;
- X motivos para comprar o produto;
Estes foram apenas alguns exemplos de formatos, e para a gravação deles há também diferentes formas de serem feitas, onde a loja pode optar por fazer conteúdos onde uma pessoa irá apresentar o conteúdo, ou apenas um vídeo narrado, e há ainda a possibilidade de vídeos em tons mais humorísticos, mais conhecidos como “Memes”, que são uma forma de chamar mais ainda a atenção das pessoas.
É necessário produzir vídeos em todos estes formatos? Não, o ideal é que você escolha aqueles formatos em que encontrar maior facilidade de produzir, e que mais engajarão com o seu público.
Produzi os vídeos, o que devo fazer agora?
Um dos principais benefícios do conteúdo em vídeo, é que ele permite ser replicado para vários canais ao mesmo tempo, como: Youtube, Tiktok, Instagram Reels, e até mesmo na página do seu produto no e-commerce.
Caso seja um vídeo longo, como um demonstrativo de uso, ainda é possível fazer cortes do vídeo, e postá-lo nas redes sociais para instigar o público a acessar a sua loja e conferir.
Dica: sempre que postar vídeo nas redes sociais, faça CTA (chamadas para ação), convidando-as para acessar o seu site para que possam ver mais informações sobre o produto.
Os vídeos ajudam no SEO da loja virtual?
Sim, é verdade, todo conteúdo postado no Youtube pode ser indexado no Google, e caso o seu vídeo esteja presente na descrição dos produtos do seu e-commerce, essa página poderá ser rankeada nos resultados orgânicos.
Outro ponto que cabe ser destacado, é que as novas gerações estão realizando mais pesquisas nas redes sociais do que no próprio Google, então não ter conteúdos publicado nestes canais, pode dificultar o acesso até a sua loja, fazendo com que os vídeos se tornem agora indispensáveis nas estratégias de SEO.
Alto poder de quebrar objeções
Conteúdos em vídeo tendem a ser mais didáticos e facilitam a percepção de valor pelo cliente, então eles são uma ótima maneira de quebrar objeções, e reduzir atritos durante a jornada de compra do seu cliente, outra consequência desse resultado, é que o volume de atendimento do SAC pode ser reduzido, afinal as principais dúvidas já serão sanadas pelo material produzido.
Dica bônus: faça lives
As lives por permitirem uma dinâmica mais interativa entre o público e a loja, como também uma ótima oportunidade de vendas, pois será possível apresentar os seus produtos, e interagir com o público, de maneira que não apenas aumentando o desejo de compra, mas a conexão com a marca.
E-commerces que apenas possuem fotos de produtos nos dias atuais se tornaram uma experiência de compra muito fria, é necessário fazer com que o cliente tenha uma experiência mais sensorial possível, e pelos vídeos apresentarem ângulos diferentes, detalhes do produto, benefícios, sons e etc, tudo isso faz com que o consumidor se sinta muito mais propenso a comprar.
Gostou desse artigo? Então já aproveite para nos seguir no Instagram e acompanhar todos os nossos conteúdos em vídeo!