Confira nesse artigo
Com certeza uma das primeiras questões que todo lojista leva em consideração ao escolher um meio de pagamento são as tarifas cobradas pelo mesmo, sempre buscando por aquele meio de pagamento que vai oferecer um menor custo, mas será que essa é a melhor forma de escolher um meio de pagamento?
Não dá para negar que as tarifas cobradas por transação são um aspecto muito importante, pois elas influenciam diretamente no quanto a loja irá receber, mas existem outros pontos importantes que devem ser analisados, e neste post vamos falar sobre eles.
Prazo de recebimento, e antecipações
Os formatos de recebimento que são praticados pelo mercado são: dinheiro disponível no mesmo dia, D+1 (1 dia após o pagamento), 15 dias, 30 dias, e parcelado, onde os recebimentos serão parcelados exatamente como é cobrado para o cliente no cartão, e geralmente quanto mais rápido o saldo é disponibilizado, maior tende à ser as tarifas cobradas.
Aliada à estes prazos de recebimento, alguns meios de pagamento oferecem a possibilidade de fazer antecipações deste saldo, e para realizar a mesma taxas extras são cobradas perante ao valor que será antecipado.
Sendo assim, o ponto mais importante à se levar em consideração, é a necessidade de caixa que a empresa terá, então se o seu e-commerce está em um estágio inicial, que necessita de muito dinheiro em caixa para custear a operação, a melhor escolha seria daquele meio de pagamento que oferece o recebimento mais rápido.
Se a sua necessidade de caixa não é tão grande, é possível optar por meios de pagamento onde o recebimento será feito no fluxo parcelado, permitindo alcançar maior lucratividade.
Cobertura de Chargebacks
Para quem ainda não sabe o que é um chargeback, seriam situações de fraude, ou de cancelamentos de transações praticados diretamente pelo banco emissor do cartão, onde o valor da transação será perdido pela loja, então se o seu nicho de atuação está mais exposto à tentativas de fraude, pode ser uma boa opção escolher meios de pagamento que ofereçam cobertura para chargebacks.
Taxa de aprovação
Este talvez seja o ponto onde os lojistas mais erram, e mais deixam dinheiro na mesa, a taxa de aprovação indica o percentual de transações que foram aprovados pelo meio de pagamento, e o erro relacionado à ela, é que na maioria das vezes somente os custos por transação são avaliados, mas quantas transações são aprovadas é ignorado.
Imagine que você escolheu um meio de pagamento que oferece taxas baixissímas, mas 50% das transações é negada, enquanto outro meio de pagamento possui o dobro da tarifa por transação, porém 92% das transações é aprovada, neste segundo cenário o seu faturamento será muito maior, e os custos por venda também são reduzidas, pois naquele primeiro cenário, além de deixar de ganhar, você também gastou verba com publicidade para levar leads no site que não se tornarão seus clientes.
Agora que você viu os 3 pontos mais importantes de serem analisados, faça uma nova análise do seu e-commerce, para que possa ter certeza de que escolheu o melhor meio de pagamento para o seu e-commerce.
Excelente artigo!! A conta é sempre essa, a taxa de aprovação aliada a uma proteção antifraude com cobertura de chargeback faz toda diferença nas vendas e no bolso do lojista, incluo aqui também o atendimento eficiente e humanizado para situações do dia a dia 😉