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Como fazer um negócio pequeno crescer

Parte 1
Tornando o negócio escalável

1- Faça todos os ajustes necessários para preparar a empresa para o crescimento. Implemente mudanças nos sistemas de preços, procedimentos de contabilidade, estratégias de vendas, e em quaisquer outros sistemas para permitir que eles possam crescer junto com o negócio. Pense no número de clientes, no faturamento ou no alcance global que você pretende atingir um dia, e adeque todos os sistemas a tais níveis.

2- Economize tempo, dinheiro e mão de obra automatizando o maior número de processos possível. Enquanto o trabalho manual custa dinheiro e desperdiça tempo, a automação é um processo preciso e eficiente, que libera os empreendedores das limitações do trabalho tradicional e abre espaço para que um negócio possa crescer.

3- Defina processos repetíveis de venda. Ter o melhor produto não significará nada se você não puder vendê-lo com segurança para novos clientes, portanto, a implementação de um processo de vendas permitirá que um mesmo sistema possa ser acionado repetidamente para a geração de novos negócios. Elabore-o e aperfeiçoe-o ao longo do tempo e, quando o sistema estiver pronto, implemente-o repetidamente para fazer a empresa crescer.
Os indícios de um processo de vendas eficiente incluem:
– A empresa consegue encontrar novos clientes em potencial com frequência.
– O faturamento pode ser previsto com consistência.
– O valor gasto para adquirir um cliente é inferior à receita gerada pelo mesmo cliente.
– As entregas de produtos são precisas e ocorrem dentro do prazo determinado.

4- Registre e mantenha estatísticas relacionadas ao negócio. Crie um registro com todos os dados mensuráveis em que puder pensar, já que você não conseguirá prever quais métricas serão mais importantes na hora de tomar uma decisão futura. Quanto mais informações tiver, mais fácil será a análise das tendências e a criação das previsões de crescimento.

 

Parte 2
Construindo relacionamentos

1- Construa uma base sólida contratando uma equipe inteligente e competente, e oferecendo motivos para que essas pessoas queiram permanecer na empresa. Uma organização só é tão forte quanto seu quadro de funcionários, portanto, não tenha medo de contratar pessoas mais inteligentes do que você, e sempre faça questão de aprender com elas. Crie um time que seja capaz de manter o negócio funcionando mesmo sem a sua supervisão, já que nenhum empresário desejará que o caos se instale quando ele ficar doente ou precisar de uma folga.
Atenda às necessidades dos seus colaboradores para construir uma equipe fiel à empresa, assim, você manterá o talento que contratou e economizará a verba que precisaria gastar com o treinamento de novos funcionários.
Invista dinheiro para oferecer desenvolvimento profissional para si mesmo e para os seus colaboradores, aumentando a própria eficiência e mantendo a equipe atualizada.

2- Procure formas de aumentar e fortalecer sua rede de contatos. Participe de eventos em que você tenha a oportunidade de encontrar e estreitar relações com outros empreendedores, já que o cultivo de relações positivas com essas pessoas é uma forma certeira de ganhar visibilidade. Caso saibam que você existe, outros empreendedores poderão falar sobre o seu negócio com os contatos deles, recomendando seus serviços. Lembre-se apenas de retribuir a gentileza.
Participe de reuniões profissionais, eventos em universidades, conferências de associações relacionadas à indústria em questão, e eventos da Câmara de Comércio para expandir sua rede de contatos.
Recomende outras empresas para seus clientes, desde que elas tenham serviços relacionados aos seus, mas não sejam concorrentes diretos. Além disso, peça que os donos de tais negócios retribuam o favor. Considere também o pagamento de uma pequena comissão para as empresas que enviarem novos clientes para o seu negócio.

3- Ouça a opinião dos clientes para colocar a organização no caminho do crescimento. Eles costumam dizer o que esperam de uma empresa, como um tipo de serviço ou um determinado produto; portanto, ouça, aprenda e tente implementar tais ideias para aperfeiçoar seu negócio.

4- Peça a avaliação de clientes, fornecedores e colaboradores para descobrir o que funciona e o que não funciona na empresa. Não tenha medo de ouvir a opinião alheia, já que ela oferece oportunidades valiosas de aprendizado, mostrando onde podemos melhorar e onde devemos mudar completamente. Muitas vezes, as avaliações ajudam um negócio a crescer porque evitam o sofrimento e a frustração provocados pelo desconhecido.

 

Parte 3
Mudando o foco dos seus esforços

1- Delegue as tarefas cotidianas. Conforme expande os negócios, você precisará adequar as próprias responsabilidades para um cargo mais estratégico, delegando as tarefas administrativas para outro funcionário ou empresa terceirizada, e usando seu tempo para representar a organização e planejar estratégias de crescimento — no fim das contas, gerenciar os negócios e fazer uma empresa crescer são dois trabalhos de tempo integral. Assegure-se apenas de delegar suas tarefas para uma pessoa que esteja à altura do desafio.
Talvez você queira contratar um novo funcionário para assumir tais responsabilidades.
Use uma empresa terceirizada se não quiser contratar alguém em tempo integral — você poderia criar uma equipe diversificada, formada por freelancers, funcionários terceirizados, e colaboradores de meio período e de tempo integral.
Delegar as próprias responsabilidades pode ser difícil para muitos empreendedores, mas a medida certamente ajudará sua empresa a crescer e a prosperar.

2- Fique de olho no ambiente. As condições atuais do mercado podem ser o fator decisivo para determinar se uma empresa vai crescer ou permanecer estagnada. Os pequenos empreendedores têm uma certa vantagem em relação aos grandes empresários porque têm organizações compactas e ágeis o bastante para reagirem rapidamente aos novos rumos do mercado — fique atento a tais tendências e aproveite imediatamente aquelas que possam beneficiar seus negócios.
Procure prever as futuras necessidades dos seus clientes para atendê-las o mais rapidamente possível.
Prepare-se para cometer erros de cálculo e falhar, mas também para se levantar rapidamente depois de um tombo, sempre seguindo em frente.

3- Desenvolva uma marca. Os clientes atuais exigem mais do que um bom produto — eles querem acreditar na marca de uma empresa. Além de destacá-lo da concorrência, a marca definirá os ideais e objetivos da organização e, conforme os negócios crescem, ela também funcionará como um sinal de que os clientes estão adquirindo um bom produto de uma empresa respeitável. Siga estes passos para construir sua marca:
Crie uma mensagem. Os clientes deverão associar seus ideais de negócios aos produtos oferecidos pela empresa, logo, precisarão de algo além de uma simples descrição das características dos itens vendidos por você.
Defina um público-alvo. Ninguém pode agradar a todos, portanto, encontre seu mercado e concentre-se em vender para essas pessoas.
Conecte-se com seu público-alvo, fazendo com que os clientes se sintam parte do negócio.
Replique a mensagem em todos os lugares, já que os materiais de papelaria, os anúncios, e os funcionários da empresa precisarão refletir consistentemente sua marca.

4- Use a tecnologia onde for possível. Existem diversos softwares corporativos disponíveis no mercado, logo, você terá grandes chances de encontrar a tecnologia certa para consertar cada um dos problemas que encontrar. Procure dificuldades e ineficiências no seu modelo de negócios e, em seguida, pesquise softwares que possam solucioná-las.
A tecnologia também será útil para automatizar certos processos. Aprenda mais sobre automação consultando o método “Tornando seu negócio escalável”.

5- Cultive a paixão pelos negócios. Lembre-se sempre das motivações que o levaram a abrir a empresa, e nunca perca tal entusiasmo — caso se sinta desanimado, descubra a razão. A motivação estava lá no começo, portanto, mantenha o foco e permaneça positivo. A empresa não vai crescer se não houver paixão.

 

Parte 4
Expandindo o alcance dos negócios

1- Diversifique a gama de produtos. A diversificação oferece inúmeras vantagens, incluindo um maior fluxo de receita e uma maior margem de lucro, além de reduzir as alterações sazonais de vendas. Pesquise empresas semelhantes e compare as diferentes ofertas de produtos — você poderia oferecer alguma outra coisa? Tente pensar em artigos complementares ou simplesmente em novas versões dos itens existentes.

2- Invista em publicidade. Mesmo com um orçamento baixo, não deixe de reservar uma parte da verba para o marketing. Use o dinheiro com sabedoria e procure veículos publicitários que ofereçam o melhor custo-benefício — você precisará ter certeza de que a empresa tem visibilidade e poderá ser reconhecida por todos os clientes em potencial se quiser que seus negócios cresçam.

3- Entre em novos mercados. Se a base de clientes atual gosta da sua empresa, por que outros mercados não gostariam? Ofereça seus produtos para novos distribuidores (em vez de depender apenas de vendas diretas), para outras cidades, estados, segmentos demográficos, ou até mesmo para outros países — faça uma pesquisa detalhada e procure oportunidades nesses novos mercados e, quando encontrar uma, considere uma parceria com uma empresa que já esteja estabelecida nesse mesmo segmento, mas que não seja uma concorrente.

4- Expanda os negócios na internet. Vivemos em um tempo em que o número de compras on-line é maior do que nunca, portanto, mantenha uma presença na internet se você quiser alcança mais clientes, seja na sua cidade, seja ao redor do mundo. Os possíveis planos de expansão vão desde algo tão simples quanto a criação de contas em redes sociais até algo extremamente elaborado, como uma loja on-line — contrate um desenvolvedor para criar um website profissional e um e-commerce para a venda dos seus produtos se você realmente quiser expandir os negócios.

5- Abra uma filial. O passo mais comum tomado por empreendedores que querem expandir os negócios é a inauguração de filiais, portanto, analise sua localização atual e pesquise locais semelhantes na mesma cidade ou em cidades próximas. Em seguida, simplesmente leve as partes bem-sucedidas do modelo de negócios atual para as filiais, e procure eliminar quaisquer ineficiências ou problemas encontrados na matriz.
Você também poderia abrir franquias se não quiser gerenciar novas filiais.

6- Repita as táticas bem-sucedidas. Conforme explora e testa diferentes estratégias de crescimento, observe quais funcionam ou fracassam. Analise os mercados em que a empresa foi bem-sucedida ou não, e identifique quais fatores fizeram a diferença entre os casos de sucesso e os fracassos, implementando as mesmas medidas nos futuros planos de expansão. Quando uma nova localização ou produto funcionar perfeitamente, repita ao máximo o mesmo processo com as novas filiais ou produtos.
Fique atento aos triunfos de outros empresários. Analise as medidas que essas pessoas tomaram para alcançar o sucesso em um certo empreendimento, procurando implementá-las no seu próprio modelo de negócios.

 

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