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O Live Commerce surgiu na China e logo de cara mostrou que é uma estratégia que fez total sentido para lojas de e-commerce, porém com uma forma de venda diferente, ao vivo e de uma forma com que o cliente consiga ter mais confiança em realizar sua compra por ver o produto em tempo real, e durante a pandemia se reforçou ainda mais essa necessidade de inovação não só para artistas com live shows ou para eventos transmitidos ao vivo como também para as vendas on-line.
Live Commerce se trata da venda por uma transmissão ao vivo, que pode ocorrer da forma que o lojista desejar, e essa nova forma de venda trouxe vários benefícios para as pessoas que vendem on-line, como a proximidade entre lojista e cliente, de forma que o comprador conhece mais quem está por trás da tela de catálogo dos produtos em um site. Se tornou uma ferramenta de proximidade visando trazer clientes com benefícios apresentados durante as lives, promoções inéditas e até mesmo carisma.
Esse evento virtual pode contar com artistas, influenciadores, conteúdo promocional da loja, entre várias outras formas de conteúdo interativo com o espectador.
O que mudou no mercado
O live commerce oferece a comodidade no cliente de poder ter uma experiencia de compra como se estivesse dentro da loja porém de forma totalmente online sem que ele precise sair de sua casa.
A “indicação” de produtos existe já a um tempo como no exemplo do youtube, que as pessoas geralmente acompanham criadores de conteúdo e ao essas pessoas informarem o uso de alguma marca ou a compra de algum produto, causa uma sensação de confiança no espectador de também utilizar o mesmo produto.
Com o tempo isso foi se tornando mais comum e Influenciadores digitais passaram a fazer publicidade para marcas, e isso causou uma expansão muito grande nas vendas de produtos pois os clientes que acompanham alguém em redes sociais geralmente se identificam com a pessoa em questão e confiam muito mais em marcas apresentadas por essas pessoas.
A aposta em Live Commerce garante uma venda muito mais descontraída, já que da a possibilidade de misturar a venda com o entretenimento induzindo o cliente a comprar seu produto de uma forma muito mais leve.
Atualmente grandes marcas utilizam essa ferramenta como Mercado Livre, Magalu e muitas outras! De acordo com estudos realizados pela Wyzowl, empresa de estatísticas de marketing de vídeo, 70% dos brasileiros já compraram algo que viram em um vídeo no YouTube, e mais da metade das pessoas que assistem a vídeos sobre algum produto se interessam mais sobre o que estão vendo; 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço; 84% dizem que se sentem convencidas a comprar um produto após assistir um vídeo da marca e 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo.
Os números são altos, então vale a pena apostar em apresentação de produtos por vídeos ou lives, como o TikTok.
Como fazer Live Commerce e quais são as dicas?
Live Commerce é uma opção incrível para lojistas que desejam aumentar o engajamento de sua loja e alavancar suas vendas, pois garante a captação de pessoas que mesmo que a intenção não seja realizar uma compra entrem na sua live para verificar do que se trata e assim você poderá fazer uma venda para pessoas que talvez não comprariam naquele momento.
Você poderá oferecer ao seu clientes entretenimento ao mesmo tempo que você oferece seus produtos e isso causa uma afinidade maior do publico com a sua marca, e existem várias formas de trazer o cliente até você utilizando gatilhos mentais, como: oferecer frete grátis para quem assistiu sua live até o final, informar produtos com desconto enfatizando que só terá desconto para pessoas que comprarem a partir da live, incluir brindes em produtos que restam poucos em estoque e dedicar apenas aos clientes da live, tudo isso informando aos clientes das formas corretas, por exemplo:
- Frete grátis nas compras só das pessoas que assistirem a live até o final!
- Produtos com desconto apenas para quem comprar a partir da live!
- Comprando tal produto você ganhará um brinde, porém restam poucas unidades!
Dessa forma, você causará em seu cliente uma sensação de que ele precisa daquele produto por ter a oportunidade de estar assistindo sua live, e consequentemente poderá fidelizar mais clientes que poderão comprar outras vezes em sua loja.
[…] tarefa difícil mas na verdade com atitudes simples suas vendas podem explodir, como realizar um Live commerce, que também se tornou alvo de diversas lojas online, com a possibilidade de uma maior interação […]
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