Confira nesse artigo
Planejamento para o Dia dos Namorados no e-commerce – Por que é importante pensar em estratégias para o Dia dos Namorados? Qual o comportamento do consumidor nesta data? Continue lendo este texto para entender tudo isso e planejar estrategicamente seus próximos passos.
Nós já sabemos que o Dia das Mães e o Natal são algumas das datas comemorativas que mais movimentam o E-commerce, ficando atrás apenas da Black Friday. Mas você conhece uma outra data muito especial que está cheia de oportunidades para seu negócio? Esta data é o Dia dos Namorados.
De acordo com dados do E-commerce Brasil, o Dia dos Namorados movimenta em média 1,77 bilhões de reais em vendas na internet no Brasil, a um ticket médio de R$464,00.
Você quer que suas vendas façam parte destes números neste ano? Se sua resposta for sim, continue lendo este texto.
Entenda o consumidor
Antes de pensar em seu planejamento para o Dia dos Namorados no e-commerce, é importante compreender o comportamento do consumidor, quais são os principais motivadores de compra e onde o cliente procura os produtos de seu interesse para o Dia dos Namorados.
A notícia boa é que a galera da Social Miner realizou uma pesquisa muito bacana para o Dia dos Namorados nesse sentido. Com estes dados nas mãos, ficará muito mais fácil pensar em estratégias assertivas. Confira:
Principais motivadores de compra para o Dia dos Namorados:
- Preço
- Promoções
- Facilidade (compra e pagamento)
- Frete
- Atendimento
- Prazo de Entrega
Onde os consumidores pesquisam para encontrar produtos:
- Sites de busca (Google)
- Redes Sociais
- Comparadores de Texto
- Diretamente nos sites
Com base em todas estas informações, partiremos agora para estratégias efetivas que podem ajudá-lo a ter ótimos retornos neste Dia dos Namorados!
1 – Planeje seu estoque
Se o seu estoque se encontra em baixa neste momento, agora é a hora de solicitar reposições. No mês de maio, as compras de Dia dos Namorados já devem começar, sua loja precisa estar preparada para receber seus clientes e entregar os produtos a tempo.
Esta primeira dica pode parecer simples mas é muito importante, uma vez que o prazo de entrega é um dos principais motivadores de compra para esta data.
2 – Ofereça brindes
Comunicar ao cliente que ele receberá um brinde, na compra de produtos, é uma estratégia que aumenta a taxa de conversão, mas desde que este seja relevante para o comprador.
Oferecer canetas e chaveiros com a sua marca pode não ser a melhor ideia, assim, ofereça brindes relacionados ao seu segmento. Por exemplo, se você vende calçados, envie uma carteira como brinde.
3 – Crie combos de produtos
Criar combos de produtos é a forma mais fácil de vender mais de um item por compra e de aumentar o seu ticket médio.
Crie combos de produtos semelhantes ou complementares, o mais importante é oferecer um desconto na compra dos mesmos, mesmo que pequeno, para que o consumidor sinta que está sendo beneficiado com esta compra.
Clique aqui e confira como configurar combos em sua loja.
4 – Conceda desconto progressivo
Esta estratégia é bem parecida com a de combos de produtos, com vantagens semelhantes para seu negócio.
A diferença entre ambas estratégias é que, na anterior, o cliente compra um combo de produtos previamente definido. Nesta, ele escolhe quais produtos ele quer adicionar ao carrinho, quanto mais ele comprar, maior o desconto dele e maior o seu ticket médio.
Clique aqui e confira como configurar descontos progressivos.
5 – Ofereça frete grátis
O frete grátis é um ótimo atrativo para o cliente, pois quebra barreiras de compras do mesmo. Ao oferecê-lo, porém, é importante ser cauteloso no planejamento, para não obter prejuízos.
Uma ideia interessante é oferecer frete grátis apenas para compras a partir de um valor específico. Você pode criar faixas de frete grátis, concedendo-o a partir de um valor de compras menor, para regiões próximas ao seu centro de distribuição, e a partir de um valor maior para localidades mais distantes.
Clique aqui e confira como configurar o frete grátis.
6 – Ofereça embalagens para presente
Já que esta é uma data comemorativa, que tal oferecer embalagens de presente personalizadas para seus clientes? Você pode cadastrá-las e repassar o custo para o comprador. Todos saem ganhando!
Clique aqui e confira como configurar embalagens de presente.
7 – Crie uma categoria para o Dia dos Namorados
Para facilitar o processo de compra de seu cliente, crie uma categoria de produtos específica para o Dia dos Namorados, com os produtos mais vendidos, por exemplo. Desta forma, o consumidor não terá dificuldades em encontrar o produto que deseja e nem de fazer sua escolha.
Com isto, será possível direcionar o tráfego de campanhas para esta categoria, inserir banners com artes especiais para a data e fazer um remarketing específico para o Dia dos Namorados, apenas com os usuários que visitaram a categoria.
Isto nos leva a oitava e última dica:
8 – Invista em Marketing Digital
Como vimos lá no comecinho, o Google e as redes sociais são os principais lugares onde os consumidores buscam por produtos. Por isso, é essencial investir em marketing digital para estar presente nestes lugares.
Você pode criar campanhas de tráfego para atrair clientes para seu site, de conversão para levá-los ao estado de prontidão de compra, de remarketing para converter em vendas os produtos que foram abandonados no carrinho etc. Tudo isso, ao comunicar as ofertas exclusivas de seu site para o Dia dos Namorados.
Lembre-se que estas são dicas importantes para seu negócio, mas você não precisa seguir todas elas. Até porque, isto causaria uma certa confusão na cabeça de seus clientes. Analise-as com cuidado, e inclua no seu planejamento aquelas que fazem mais sentido para seu negócio!
Entendemos a importância de se fazer um planejamento para o Dia dos Namorados no e-commerce, as motivações do consumidor para comprar, onde ele pesquisa para encontrar produtos de seu interesse e todas as estratégias que podem ser tomadas para vender mais nesta data tão especial. Agora, mão na massa!
Busca uma plataforma que te ofereça tudo isso? Clique aqui e saiba mais.