A médias de carrinho abandonado no Brasil chega a até 82% e isso se dá por conta de diversos fatores. Neste artigo traremos informações sobre os carrinhos abandonados e estratégias que poderão ser a chave de ouro para a conversão deles. Já parou pra pensar que pequenas atitudes podem influenciar muito na conversão dos seus carrinhos  abandonados?

Estratégias de recuperação de carrinho

Existem algumas estratégias para converter em compra o produto abandonado no carrinho, aumentando seu ticket médio e podendo lançar promoções em cima de produtos específicos auxiliando na rotatividade. Claro que, por mais que sejam colocadas em prática diversas estratégias, ainda assim existirão carrinhos abandonados, mas a ideia é diminui-los o máximo possível.

Com as dicas abaixo você poderá conseguir chegar a um bom número de recuperação de carrinhos e alavancar suas vendas:

  • Fretes competitivos: apostem em custo-benefício entre transportadora, que oferecem um bom preço aos clientes e um curto prazo de entrega;
  • Formas de pagamento: tenha integração com formas de pagamento que simplifiquem a compra do cliente, sem muita burocracia e demora;
  • Checkout: otimizem a sua checkout, quanto menos seu cliente precisar preencher cadastro, melhor. Por isso opte por simplificar os campos obrigatórios de cadastro, ou adicione login por facebook/google;
  • Cupons de desconto: Inclua cupons de desconto para primeira compra, assim quando o cliente estiver no carrinho/checkout haverá um incentivo à compra;
  • Gere confiança: inclua avaliações dos clientes nos produtos e depoimentos sobre a experiência de compra em sua loja.

Ferramentas que ajudam a recuperar o carrinho abandonado

No meio disso existem diversas ferramentas e atitudes que podem ser tomadas que auxiliam na recuperação de carrinho abandonado, como:

  • Pop-up: Com um Pop-up de saída, é possível incluir uma mensagem solicitando que o cliente retorne ao seu carrinho, podendo até incluir um simbólico cupom de desconto que pode ser bem atrativo no momento do carrinho.
  • Carrinho salvo: É importe que o carrinho que o cliente criou fique salvo, pois dessa forma quando ele retornar à sua loja, não precisará refaze-lo completamente, pois os produtos que foram atrativos ainda estarão esperando.
  • E-mail marketing: Existe também a possibilidade de enviar e-mails com chamadas para o cliente retornar à loja e comprar seus produtos abandonados.

Como a Irroba pode ajudar a diminuir o carrinho abandonado

É importante se atentar a plataforma que você utiliza, pois é de extrema importância que facilitem a maior parte dos processos, principalmente em ferramentas de recuperação de carrinho, de conversão de clientes, de automações de e-mail e muito mais. Aqui na Irroba temos integrações com diversas ferramentas de conversão, conheça alguma delas:

  • Cartstack

Com o Cartstack é possível criar e-mails de automação, relatórios, inclusão dos produtos nos e-mails e dessa forma é possível recuperar no mínimo 15% dos carrinhos abandonados, utilizando de automatizações e análises desses clientes que desistiram na finalização da compra.

  • Shopback

O Shopback conta com opções de gatilhos como urgência, escassez e leva a sensação ao cliente de que ele precisa garantir que aquele produto seja dele o mais rápido possível, além do e-mail marketing, claro, para induzir o cliente a finalizar a compra dos produtos que estão no seu carrinho.

  • Sellflux

Com mensagens de envio pelo whatsapp, sms, e-mail e ligação o Sellflux permite a recuperação dos carrinhos abandonados de uma forma muito mais fácil, devido aos diversos canais de comunicação disponibilizados.

  • Link de pagamento do checkout (para reduzir a jornada da compra em contatos humanizados)

O link de pagamento que foi uma grande implementação que fizemos na plataforma consiste em um link da página de checkout que é enviado diretamente ao cliente, com os produtos desejados já incluídos, sendo necessário apenas preencher os dados de entrega e pagamento.