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Como escolher os produtos certos para uma loja virtual? Está é uma dúvida muito comum para quem está iniciando um negócio, afinal os produtos estão diretamente relacionados à estratégia de vendas de um e-commerce, e neste post você vai conferir algumas dicas sobre como escolher os melhores produtos.
Escolha produtos que você conhece
Está dica se parece óbvia, mas há um ponto muito importante sobre ela, quando você conhece e possui afinidade sobre os produtos que irá vender, se tornará muito mais fácil esclarecer dúvidas e quebrar objeções dos clientes relacionadas aos mesmos.
Convenhamos, além de ser mais díficil vender um produto sobre o qual não temos domínio sobre o que ele é, ou sobre o que ele faz, também torna o trabalho mais exaustivo.
Esteja atento a demanda
Existem iúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para pesquisar a demanda por um determinado produto, alguns exemplos são:
- Google Trends;
- Planejador de palavras-chave do Google Ads;
- Sem Rush;
- Ubbersuggest;
- Keyword Tool;
Através destas ferramentas é possível tanto analisar dados históricos, quanto dados atuais do volume de interesse do público sobre um determinado produto, vamos demonstrar abaixo um exemplo de como a demanda por tipos de calçados podem ser muito diferentes ao longo do ano:
Neste comparativo do Google Trends é possível observar que o pico de interesse por coturno e sandália ocorrem em momentos distintos do ano, então com base neste histórico é possível planejar aquisições de estoque de acordo com o que o cliente está buscando.
Cuidado com o ticket médio
Outro ponto que merece muita atenção no momento de escolher os produtos para o seu e-commerce é o ticket médio deles, caso o valor seja muito baixo, provavelmente você terá dificuldades para vender, pois o cliente terá maior resistência em pagar o valor do frete, e outro problema que isso traz, é que a sua margem para investir em marketing se tornará muito reduzida, pois o seu custo por venda também precisará ser muito baixo.
Produtos com ticket muito alto também exigem atenção, pois para convencer o cliente à comprá-los será necessário investir mais em marketing, como fotos e vídeos mais elaborados, o investimento em tráfego também será maior, e assim por diante todos os custos vão se elevando.
Ainda não existe uma fórmula de precificação ideal de produtos, mas a escolha ideal é aquela em que sua a empresa pode vender de maneira sustentável.
Faça pesquisas de mercado
Se o seu e-commerce vai revender produtos, realize pesquisas de mercado para identificar se aquele determinado produto que você pretende vender não está canibalizado, pois é muito comum encontrarmos produtos sendo vendidos quase que pelo preço de custo nos marketplaces, e até mesmo em lojas virtuais.
Caso você encontre produtos nesta situação, isto é um alerta vermelho dizendo que é melhor não investir nesta mercadoria, afinal com tantos concorrentes vendendo tão barato, dificilmente a sua loja conseguirá vendê-lo pela precificação correta.
Produtos de nicho podem ser uma boa opção
Escolher um nicho específico pode ser uma boa opção para começar, como por exemplo: “Beach Tênis”, onde a sua loja poderá vender raquetes, vestuário, acessórios e etc, mas tudo relacionado à este nicho, e essa estratégia possui pontos positivos e negativos.
Pontos positivos: facilita a localização de fornecedores e produtos, se torna mais fácil localizar os produtos mais vendidos no nicho, facilita o processo de construção de branding do e-commerce.
Pontos negativos: a demanda por mercados de nicho é menor, alguns nichos já possuem concorrência muito alta.
Agora que você já sabe quais produtos escolher, que tal ler um artigo sobre como iniciar a sua loja virtual? Clique aqui e confira o artigo.
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