A precificação no e-commerce é algo que precisa de uma grande atenção, principalmente pelo impacto financeiro na loja e na decisão do cliente, então por isso preparamos algumas dicas importantes, confira no artigo.

 

O que é precificação

Precificação se trata de definir o preço dos seus produtos, esse processo depende de diversos fatores para que seja feito da melhor forma, como a variação dos valores de produtos, a demanda, entre outros.

Essa precificação precisa ser feita de acordo com o valor gasto nos produtos, o nicho de atuação, o preço informado pela concorrência, principalmente pelo fato de esse preço precisar cobrir o valor investido nos produtos e gerar o melhor lucro possível.

No mercado, existem diversos métodos de precificação que te ajudam a se ajustar caso for necessário alterar os preços dos seus produtos por motivos internos ou até mesmo externos

E para não ter problemas com o faturamento é necessário analisar os seguintes tópicos:

  1. Valor de compra: Procurar fornecedores/comércios de revenda com o melhor preço possível;
  2. Despesas fixas: Coloque na ponta do lápis todas as despesas que você tem durante o mês que são indispensáveis;
  3. Despesas variáveis: Essas despesas são valores a pagar que não são frequentes, mas que precisam estar em mente quando precisar desembolsar alguma quantia;
  4. Concorrência: Esteja sempre analisando a precificação da concorrência para ter preços sempre competitivos.

E é a partir dessas análises que será definida a precificação dos produtos, assim você não terá prejuízos quando se trata de preços.

 

Não olhe apenas para custos, é preciso pesquisar a concorrência para a precificação do seu e-commerce

É necessário estar sempre antenado ao que acontece no mercado, analisando a metodologia utilizada por outras lojas, e entender o preço cobrado dos seus concorrentes, para que você tenha sempre preços competitivos no mercado .

Esse método de precificação é importante porque a maioria dos compradores costumam pesquisar muito antes de adquirir algum produto, principalmente nos seus concorrentes, para auxiliar na decisão de compra. E consequentemente, na maioria das vezes é comprado no local com o maior custo benefício.

O interessante é que você deixe o mais atrativo possível para seus clientes. A melhor tática para isso é ativar o senso de urgência nele, demonstrando o quando aquele produto fará diferença em sua vida e o porque será tão bom realizar essa compra, com isso, é legal deixar um preço um pouquinho abaixo da média, desde que não prejudique seu faturamento.

Dessa forma eu tenho certeza que você sairá na frente de vários concorrentes.

 

A falta de diferenciais prejudica o lucro

Ofereça produtos com diferenciais em relação ao mercado, principalmente se sua loja está passando por precificações ou algum tipo de alteração de preço.

E não pode deixar de ter controle de custos, para que seu cliente saiba que mesmo se comprar com você for um pouco mais caro, a qualidade será melhor e valerá a pena pois é oferecido o melhor produto.

Isso também te dará a oportunidade de realizar ofertas e promoções com seu público.

 

A precificação no e-commerce pode ser um pilar estratégico, ou a ruína da loja.

Precificar é algo que independente de qualquer coisa, você precisa analisar dois dos pontos mais importantes:

  • Concorrência
  • Precificação por lucro

E é importante lembrar que uma depende da outra, não adianta estar na média com a concorrência se os valores dos seus produtos não cobrem as despesas e também não irá gerar vendas com um preço muito alto e acima da média comparando com a concorrência. Ambos precisam estar em uma harmonia, até porque, mais que a metade dos consumidores analisam pelo menos 3 lojas para decidir em qual lugar irá realizar sua compra.

A relevância da precificação feita de forma correta, é o que pode definir o futuro da sua loja. Se fazendo os questionamentos corretos e seguindo as melhores dicas que separamos neste artigo, tenho certeza que suas vendas irão decolar.

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